A equipe organizadora do Concurso Público da Prefeitura de Santa Luzia divulgou nota informando sobre a prorrogação do prazo para pagamento do boleto de inscrição do concurso. Segundo a nota, a medida foi tomada devido a implementação da Nova Plataforma de Cobrança de Boletos com Registro no Brasil, que exige que todos os boletos gerados deverão ser registrado na CIP, uma instituição responsável pela consolidação deste registro.
“Com o encerramento das inscrições do Concurso de Santa Luzia no dia 15/10/2018 às 16h, não havia tempo suficiente para a emissão do boleto de inscrição e por consequência seu registro e permissão para pagamento da rede bancaria autorizada. Desta maneira, para que nenhum candidato fique prejudicado, iremos prorrogar, exclusivamente o pagamento dos boletos de inscrições realizadas até o dia 15/10/2018, para o dia 17/10/2018. No entanto, a emissão do boleto só será válida para pagamento no dia 17/10/2018 se emitido até às 15h do mesmo dia.”


Os candidatos que não efetuaram o pagamento devem emitir o novo boleto e aguardar o prazo de até quatro horas para que efetue o pagamento na rede bancaria.


Mais informações www.ibgpconcursos.com.br

A Prefeitura Municipal de Santa Luzia divulgou nesta segunda-feira (15), a Resolução SME nº 11, de 11 de outubro de 2018, que define as diretrizes e procedimentos para organização do processo de levantamento de demanda para cadastro e preenchimento de vagas na Educação Infantil, nas Unidades Municipais de Educação Infantil (Umei’s) e nas escolas municipais que ofertam educação infantil para o município de Santa Luzia.
Com a nova resolução, haverá um aumento do número de vagas o que irá possibilitar que mais crianças sejam matriculadas no 1º e 2º períodos, principalmente nas UMEIs. Este fato se deve ao planejamento feito pela Prefeitura e irá colocar em funcionamento novas salas de aula que estavam ociosas.
As inscrições para o ano letivo de 2019 começam no dia 5 de novembro e seguem até o dia 7 de dezembro, e devem ser feitas por meio da internet, no Portal da Prefeitura (www.santaluzia.mg.gov.br). As unidades de ensino de Santa Luzia irão atender o 1º e 2º períodos e o maternal III, em período semi-integral (parcial) e maternal I e II em período integral.
Para realização do cadastro escolar, que será online, é necessário ter em mãos a certidão de nascimento da criança, os documentos de identidade e CPF do responsável, endereço completo, número de telefone para contato e número do NIS, para quem possuir esse registro. Ao final, o sistema gera um comprovante de inscrição, que será enviado para o e-mail informado no ato da inscrição.
Mudanças no direito ao Cadastramento
Para 2019, todas as crianças que se cadastrarem para a pré-escola (1º e 2º período) terão vagas garantidas em turno parcial, mas na faixa etária de 0 a 3 anos, as famílias estarão sujeitas à disponibilidade de vagas. Os interessados realizarão o cadastro pela internet e o sistema encaminhará a criança para a unidade escolar mais próxima ao endereço informado no formulário, dentro de uma jurisdição. Dessa forma, a lista de espera é formatada automaticamente e o sistema evita duplicidade na distribuição das vagas.
Neste cadastro irá ocorrer um reforço nos critérios de vulnerabilidade, estabelecidos na resolução, devendo as famílias comprovar a informação no ato da matrícula. As listas de espera também serão formadas de acordo com os critérios de vulnerabilidade, o que garante que aqueles que mais precisam da vaga estarão melhor classificados na listagem. Ocorrendo sobra de vagas, elas irão para sorteio público.
Podem ser cadastradas apenas as crianças residentes em Santa Luzia e será permitido apenas um cadastro por criança. As crianças serão alocadas de acordo com a proximidade da residência. Para solicitar uma vaga na pré-escola, a criança deve ter nascido entre 1 de julho de 2013 e 31 de março de 2015, conforme legislação federal. Já para se cadastrar para uma vaga de creche, as crianças devem ter nascido a partir de 1 de abril de 2015 a 01 de outubro de 2018.
Os pais ou responsáveis que não têm acesso à internet poderão fazer o cadastro nas escolas municipais, respeitando o horário de funcionamento de cada escola. O resultado será divulgado no dia 21 de dezembro, no site da Prefeitura e nas escolas municipais. O sorteio das vagas remanescente, caso existam, irá acontecer no dia 28 de dezembro. As matrículas deverão ser feitas no período de 22 a 28 de janeiro de 2019

Os membros do Subcomitê Poderoso Vermelho, que pertence ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) reuniram-se para a 28ª reunião ordinária, na tarde da segunda-feira (08 de outubro), no Mosteiro de Nossa Senhora da Conceição de Macaúbas, no município de Santa Luzia.

Entre os itens discutidos da reunião, estava a definição do novo coordenador-geral do Subcomitê Poderoso Vermelho, que a partir de agora passa ao comando do diretor de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Ricardo José de Souza. “É com muita honra que recebo o cargo de coordenador-geral do Subcomitê Poderoso Vermelho. Pretendo dar continuidade as ações que estão sendo desenvolvidas na nossa bacia para a preservação e revitalização dos recursos hídricos. Minha intenção é de manter os conselheiros motivados para que a qualidade do trabalho do Subcomitê melhore cada vez mais. E como representante do poder público, quero fazer com que o Executivo seja ainda mais presente e colaborativo dentro do Subcomitê Poderoso Vermelho”, disse Souza.
Presente na reunião, a madre do Mosteiro de Macaúbas, Maria Imaculada de Jesus Hóstia, falou sobre a parceria com o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha) que irá doar ao Mosteiro madeiras que foram apreendidas.
O Mosteiro de Macaúbas foi construído no século XVIII e é um dos monumentos arquitetônicos mais importantes do Brasil. Com 11,5 mil metros quadrados de área construída, é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan), Iepha e Prefeitura de Santa Luzia.
Na ocasião, a responsável pelo mosteiro também apresentou aos presentes a campanha ‘Abrace Macaúbas’ que objetiva recuperar a parte elétrica do Mosteiro, restaurar o piso e os revestimentos de madeira, atacados por cupim.
Durante o encontro também foi apresentada a situação da Unidade de Conservação (UC) Refúgio de Vida Silvestre Macaúbas, localizada na região da Unidade Territorial Estratégica (UTE) Poderoso Vermelho.
Segundo informou o gerente da UC, a ideia é criar um Conselho Consultivo para o Refúgio de Vida Silvestre Macaúbas para facilitar a gestão da área. Trata-se de um fórum de discussão, negociação e gestão da Unidade de Conservação e também de sua área de influência, para tratar de questões ambientais, sociais, econômicas, culturais e políticas.
O Refúgio de Vida Silvestre Macaúbas possui área de 2.281,9 hectares e protege um expressivo remanescente florestal, margeando o Rio das Velhas.
Durante seu discurso, o representante da Localmaq, empresa responsável pela execução do projeto hidroambiental da UTE Poderoso Vermelho, Rafael Alexandre de Sá, apresentou um relatório sobre a evolução das outorgas superficiais e subterrâneas na região. O projeto da UTE Poderoso Vermelho visa realizar um diagnóstico da qualidade e disponibilidade das águas na Unidade, com base nos dados do PDRH Rio das Velhas (2015), devendo, ainda, implementar ações visando fomentar a agricultura sustentável de base agroecológica no distrito de Ravena, localizado no município de Sabará.
Após a apresentação do relatório, Sá destacou a importância da realização de estudos mais direcionados sobre a disponibilidade e os riscos da escassez hídrica e que tal conhecimento poderá ser realizado pelas instituições governamentais, com apoio das companhias de saneamento, das universidades e dos comitês de bacias hidrográficas.


No último final de semana, dias 13 e 14 de outubro, o município de Santa Luzia sediou a 3ª Etapa do Campeonato Mineiro de Motocross, no espaço Trilhas da Serra. Com muita emoção, cerca de 120 atletas amadores e profissionais, participaram da disputa.
O Secretário Municipal de Esportes, Marco Aurélio Silva, esteve presente no evento, e falou sobre a importância da Prefeitura apoiar todas as modalidades de esporte na cidade. “Essa terceira etapa do campeonato mineiro de MotoCross traz esporte, lazer e aventura para a cidade. É motivo de alegria para nós receber essa etapa, pois temos participantes de todos os lugares, trazendo mais rendimento para Santa Luzia”, destacou o secretário.
Em uma pista de mais de 1.700 metros e com diversos obstáculos, os motociclistas competiram em várias modalidades. Segundo o proprietário do Trilhas, Rodrigo Magalhães, o espaço luziense é referência em eventos esportivos de aventura, como competições de mountain bike, trekking, passeios à cavalo, paint ball, aeromodelos, entre outros. “São esportes que atraem muitas pessoas, como essa etapa do campeonato mineiro de MotoCross que acontece nesse final de semana”, destacou. Magalhães, que reforça que a expectativa é ampliar o número de eventos. “No próximo ano queremos ampliar o número de etapas em nossa cidade. Isso graças ao apoio que estamos recebendo da Prefeitura de Santa Luzia. Por isso, quero agradecer ao Prefeito Delegado Christiano Xavier pelo apoio. A cidade é carente de lazer e esse incentivo é muito importante”, reforçou.
O atleta Thales Vilardi, de São Paulo, já foi campeão brasileiro e competiu pela primeira vez na cidade. “Já tinha vindo treinar aqui esse ano, a pista está bem legal e o nível dos pilotos é bem alto. São pilotos de todo país. Estou bem contente de estar aqui”, disse Vilardi.
O evento esportivo atraiu diversas pessoas para a cidade, movimentando o turismo em Santa Luzia, com atletas e espectadores de diversos estados brasileiros. “O campeonato mineiro é um dos maiores do Brasil e temos pilotos de vários estados, inclusive um campeão brasileiro. E é muito importante para o município receber um evento como este, pois temos aqui não só um fomento para o esporte, mas também para a economia e o turismo”, pontuou Christian Mascary, locutor do evento.
A quarta etapa do campeonato mineiro de MotoCross acontece no mês de novembro, na cidade de Barbacena.