Inicio » Notícias » Prefeitura começa implantação de prontuário eletrônico em unidades de saúde de Santa Luzia

15 de março de 2019

Na manhã desta sexta-feira (15), o prefeito de Santa Luzia, Delegado Christiano Xavier visitou a unidade de saúde do bairro Bom Jesus, onde está sendo implantado o sistema de prontuário eletrônico. O novo serviço começou no final do mês de fevereiro e já abrange também as unidades de saúde dos bairros Morada do Rio e Duquesa. A expectativa é que o serviço atinja as 26 unidades de saúde do município no prazo de aproximadamente um ano.

Segundo o assessor da Secretaria Municipal de Saúde, Michael Diana, o programa é um software oferecido gratuitamente pelo Governo Federal, que agiliza os processos nas unidades. “Anteriormente, esses profissionais precisavam preencher à mão a ficha dos pacientes, transcreverem para o papel e ainda digitarem no sistema. Com o prontuário eletrônico, eles fazem isso tudo em um único momento, trazendo agilidade para o trabalho e aumentando, inclusive, o número de atendimentos. Além disso, o cidadão pode ter mais acesso às informações da atenção básica”, explica.

“Essa informatização é muito importante. Primeiro para manter a memória administrativa da saúde do cidadão, para que essas informações não se percam com o tempo. E também para gerar as informações de forma online para o Ministério da Saúde, para que essa produção possa ser revertida em investimentos do Ministério para a saúde de Santa Luzia”, destacou o prefeito.

Na próxima semana, já começa a implantação em mais uma unidade de saúde. A ideia é evoluir cada vez mais. Em uma próxima etapa do processo, os pacientes poderão baixar um aplicativo de celular e agendar consultas de forma rápida e prática, sem que precisem chegar mais cedo e enfrentar filas nas unidades de saúde próximas às suas residências. Além disso, a expectativa é que o sistema seja integrado à regulamentação e com isso, as consultas especializadas poderão ser marcadas nas próprias unidades de saúde, agilizando a marcação e dando uma resposta mais rápida para os pacientes. “Será feita uma interface com o Centro de Consultas Especializadas, gerando um dinamismo em nosso município”, explicou o Delegado Christiano Xavier.