Inicio » Notícias » Alunos da Escola Municipal Luisa Rosália  Diniz Kentish, no Industrial Americano  participam de formatura do PROGEA

26 de novembro de 2019

Cerca de 60 alunos do quarto ano do ensino fundamental I participaram na tarde desta terça-feira (26), na quadra da E.M Luisa Rosália Diniz Kentish da cerimônia de formatura  do PROGEA – Programa de Educação Ambiental desenvolvido pela Polícia Militar de Minas Gerais,  em parceria com a Prefeitura de Santa Luzia.

O projeto tem como objetivo  tornar as crianças disseminadoras da proteção ao meio ambiente,   através  do ensinamento de  boas práticas,  como a preservação da fauna e flora e os cuidados e economias  com os  recursos naturais.

As atividades foram desenvolvidas durante 10 semanas e foram ministradas pelo mediador da PM, cabo Santchelis Henrique da Silva Cândido. Segundo o policial,  é perceptível a mudança de comportamento das crianças  no decorrer do desenvolvimento do projeto.

“Ensinamos  para as crianças boas práticas ambientais de uma  forma lúdica, por meio de histórias infantis, atividades teóricas e práticas. Ao final do curso é prazeroso perceber a mudança de comportamento dos pequenos e a preocupação que eles tem em cuidar e proteger o meio ambiente” explicou.

A autônoma Ana Paula Apolinário,  mãe de um aluno matriculado na instituição e participante das ações do PROGEA disse que a mudança de comportamento de seu filho de 10 anos,  dentro de casa, após as ativades do projeto foram imensas.

“Meu filho  chegou em casa mais preocupado com o meio ambiente e com a ideia de proteção aos animais. Isso é muito importante.  Através deste projeto ele aprendeu que  é fundamental a participação de todos na preservação dos nossos recursos, para que as próximas gerações possam usufruir  também dos recursos naturais. Este projeto tem que continuar, é excelente”, elogiou.

Durante a cerimônia  os estudantes receberam a carteirinha de agente ambiental mirim e carregam a importante missão de serem disseminadores de boas práticas  com capacidade de resolver problemas sociais  e ambientais.

Ao final da cerimônia, os formandos cantaram o hino do PROGEA, que transmite a mensagem de alerta e preservação do meio ambiente e sustentabilidade.

Presente no evento, o prefeito de Santa Luzia, delegado Christiano Xavier  falou da preocupação do governo municipal com o meio ambiente  e das ações que estão sendo realizadas no município. “Estamos desenvolvendo o projeto Santa Luzia Sustentável onde estão sendo feitas diversas ações por toda a cidade, como a reabertura do horto florestal, o projeto cata pilhas que visa o descarte correto destes objetos, a aquisição da patrulha ambiental para segurança da zona rural. Pela primeira vez o município está  recebendo o ICMS ecológico.  Fechamos o  lixão da cidade, o  que proporcionou melhor qualidade de vida para os moradores do Barreiro do Amaral,  dentre outras ações “, pontuou.

Tambem estiveram presentes na formatura, o vice-prefeito Pastor Sérgio, o Secretário de educação, Ermelindo Martins Caetano, o secretário de meio ambiente, agricultura e abastecimento, Geraldo Magela, o vereador Paulo Bigodinho, além da direção da Instituição de ensino e funcionários da secretaria municipal de educação.