Inicio » Notícias » Após 6 anos de abandono, Horto Florestal é reinaugurado

Após 6 anos de abandono, Horto Florestal é reinaugurado

13 de agosto de 2019

Com a presença do prefeito de Santa Luzia, Delegado Christiano Xavier, do Vice, Pastor Sérgio e de quase todos os secretários municipais, foi reinaugurado na manhã desta terça-feira (13) o horto florestal da cidade, que funcionou por 3 décadas, tendo chegado a fornecer 60 mil mudas por mês, de mais de 600 espécies entre arbóreas e ornamentais,  mas que esteve desativado por 6 anos consecutivos.

Presentes ao evento estavam o deputado federal Diego Andrade (PSD), que muito contribuiu na captação de recursos para a obra, o Tenente-Coronel Rômulo da Costa, comandante do 3º Batalhão de Bombeiros Militar, de Belo Horizonte, que veio para assinar um acordo de parceria com a Prefeitura de Santa Luzia, e representantes do Legislativo.

O departamento, que responde à Secretaria do Meio Ambiente, Abastecimento, Agricultura e Sustentabilidade, ocupa 20 mil dos 380 mil metros quadrados da Fazenda Boa Esperança, com entrada na Avenida Raul Teixeira da Costa Sobrinho. As obras de recuperação foram iniciadas por ocasião do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho último.

“Foi feita a recomposição de uma estufa de 400 metros quadrados, do almoxarifado, do refeitório dos funcionários, dos banheiros, do galpão de produção e de toda a área ao redor. Também fizemos o fechamento do terreno”, enumerou o Secretário de Meio Ambiente, Agricultura,  Abastecimento e Sustentabilidade, Geraldo Magela Ramires Costa. Para o futuro próximo, está prevista a recuperação da Escola Ambiental, que já funcionava no horto antigo.

A produção de mudas pelo próprio município, para munícipes, produtores rurais e manutenção de áreas verdes, gera uma considerável economia de recursos à Prefeitura. O restauro do local foi fruto de medidas compensatórias firmadas com duas construtoras que têm empreendimentos na cidade.

Muito festiva, a cerimônia de inauguração contou com a presença de cerca de 200 pessoas, além de mais 218 crianças, alunos das escolas municipais Sinhá Teixeira da Costa e Modestino Gonçalves, que, juntamente com o prefeito e o vice, ajudaram no plantio de mil mudas separadas especialmente para a ocasião. E outras ações da Prefeitura foram anunciadas, pelo prefeito, aos presentes durante a cerimônia. Ao todo, foram doze:

1 – Reinauguração do Horto Florestal Municipal
2 – Inauguração da Patrulha Ambiental e Rural, com a entrega à GCM de duas viaturas
3 – Recebimento do 1ª repasse do ICMS Ecológico
4 – Assinatura de convênio com o Corpo de Bombeiros Militar, para instalação da 1ª base na cidade (nos anexos do Ginásio Poliesportivo)
5 – Apresentação do Projeto para transformação da Fazenda Boa Esperança em Unidade de Conservação Permanente
6 – Incentivo ao uso de maquinário como parte do Programa de Apoio ao Produtor Rural
7 – Criação do Parque Natural Municipal Promotor Cláudio Monteiro Gontijo, no Bairro Novo Centro
8 – Entrega do projeto do Mercado Municipal
9 – Ampliação do projeto Horta nas Escolas