Inicio » Notícias » Atividades do Pelc na Escola Municipal Edwar Lima reúne centenas de pessoas

Atividades do Pelc na Escola Municipal Edwar Lima reúne centenas de pessoas

1 de agosto de 2019

“Isso aqui cura até depressão.” Foi com essas palavras e um sorriso no rosto que a aposentada Suzana Santos Ribeiro definiu sua participação na ginástica da terceira idade no núcleo Escola Municipal Edwar Lima, do Programa Esporte e Lazer na Cidade (Pelc). Ela é uma das 30 pessoas que faz a aula todas as segundas e quartas-feiras pela manhã. “Quando comecei estava doente e agora mudou tudo. Se soubessem como é bom, todos fariam”, completou.
As aulas começaram há quase dois meses e acontecem em outros nove núcleos espalhados pela cidade. São diversas atividades, voltadas para todas as idades. Na escola Edwar Lima ainda tem as seguintes turmas: ginástica (terça e quinta-feira das 7h às 9h e das 15h às 17h), alongamento e relaxamento (terça e quinta-feira das 7h30 às 8h30 e das 14h às 15h), artesanato (segunda e terça-feira das 8h às 9h e das 13h às 15h), circuito funcional (segunda, quarta e sexta-feira das 18h às 19h e sábado das 8h às 9h), futsal (segunda e quarta-feira das 8h às 9h e das 10h às 11h e das 15h às 17h, sábado e domingo das 9h às 10h), preparação física e recreação (sábado e domingo das 8h às 9h), taekowndo (terça e quinta-feira das 8h30 às 9h30 e das 16h às 17h, segunda e quarta-feira das 9h às 10h), caminhada orientada (terça e quinta-feira das 9h às 10h), artes marciais (sábado e domingo, das 9h às 15h), boliche (segunda e terça-feira das 9h às 10h), ritmos (segunda, quarta e sexta-feira das 19h às 20h e sábado das 9h às 10h), futsal feminino (segunda e quarta-feira das 9h às 10h), grupo de emagrecimento (terça e quinta-feira das 10h às 11h), desenho (segunda e terça-feira das 11h às 12h30 e das 15h às 16h) alongamento e preparação física 2 (sábado e domingo das 11h às 12h), recreação 2 (sábado e domingo das 13h às 14h), resistência e aeróbico (terça e quinta-feira das 15h às 16h), jogos de tabuleiro (segunda e quarta-feira das 17h às 18h).

A aposentada Odete de Souza também participa do grupo. Ela coordenava um grupo de senhoras e está feliz com as novas atividades. “Só tínhamos alongamento e agora temos outras atividades. Melhorou muito”, disse.
O Pelc é um programa do Governo Federal e que funciona com o gerenciamento da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes. Ele é composto por oficinas com atividades esportivas, culturais, pedagógicas e de lazer. O objetivo é promover uma vida saudável e a inclusão social através do esporte. Para participar, basta ir até um dos núcleos e fazer o cadastro. As atividades são gratuitas.
Além da Escola Edwar Lima, no Palmital, o projeto também funciona no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, no Campo do Cristal, nas escolas municipais Edwar Lima, Maria José de Brito, Etelvino de Souza Lima e Dulce Viana, no Ginásio Poliesportivo, na Quadra do Palmital e na Quadra dos Camelos.