Inicio » Notícias » Avenida Brasília terá estacionamento rotativo a partir do dia 20 de janeiro

Avenida Brasília terá estacionamento rotativo a partir do dia 20 de janeiro

9 de janeiro de 2020

Medida pretende ampliar número de vagas e, consequentemente, o acesso ao comércio local

A partir do dia 20 de janeiro, o estacionamento rotativo será implantado na Avenida Brasília, entre o portal São Benedito e Rua Virginópolis. Em uma segunda etapa, outros pontos do município serão contemplados com o serviço, entre eles, a Rua do Comércio, Avenida do Carmo e ruas paralelas à Avenida Brasília. A iniciativa visa aumentar o número de vagas de estacionamento, permitindo que mais usuários tenham acesso às vagas, pois muitos motoristas estacionam seus veículos pela manhã e só retiram no final da tarde e isso prejudica a rotatividade e o trânsito, bem como os lojistas, que acabam perdendo os clientes por falta de vagas para estacionar. A implantação do serviço foi uma solicitação dos comerciantes para que haja o impulsionamento do comércio no município.

O estacionamento rotativo é uma solução que oferece praticidade e tem como objetivo melhorar o uso do espaço urbano, além de oferecer diversas facilidades para os motoristas que enfrentam grandes dificuldades para encontrar vagas de estacionamento ao realizarem suas compras no comércio local. Neste cenário o rotativo tem uma grande importância para garantir um fluxo contínuo de vagas disponíveis. A sua função é permitir rotatividade entre veículos, possibilitando uma maior oferta de vagas controladas por minutos e horas.

O valor do ticket será de R$2,50 a hora, com tempo máximo de permanência de 2 horas e a compra poderá ser feita exclusivamente por meio de um aplicativo direcionado para este fim. Através de uma campanha educativa iniciada dia 08 de janeiro, servidores da Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Transportes estão em diversos pontos da Avenida Brasília divulgando a implantação do serviço com distribuição de panfletos aos motoristas e lojistas. Serão instaladas faixas com informações sobre como baixar o aplicativo, além da disponibilização de uma central de atendimento para dúvidas e esclarecimento aos usuários do pelo telefone 3642-1010.

As vagas do estacionamento rotativo serão definidas conforme detalhamento a seguir:
• Zona 01: Avenida Brasília, entre o Portal e Rua Ubajara – capacidade de 42 vagas comuns;
• Zona 02: Avenida Brasília, entre Rua Ubajara e Rua Maria Angélica Ximenes – capacidade de 72 vagas comuns;
• Zona 03: Avenida Brasília, entre Rua Maria Angélica Ximenes e Rua Virginópolis – capacidade de 140 vagas comuns.