Inicio » Notícias » Boletim Informativo Defesa Civil – Sexta-feira – 21h

Boletim Informativo Defesa Civil – Sexta-feira – 21h

24 de janeiro de 2020

As chuvas que caíram de quarta feira à noite até agora já foram consideradas a maior do último século e só não causou maiores problemas  em Santa Luzia em razão da prevenção realizada e mobilização de grande aparato público. Durante a tarde desta sexta-feira (24), as chuvas deram uma trégua no município de Santa Luzia,  no  período entre às  16h  e 20h, especificamente, mas voltou a cair forte no início das 21 horas.

Mesmo com um volume menor de águas nas últimas 12 horas, as  chuvas  que caíram nas últimas 24h foram consideradas  acima da média para o período e a  maior de  todos os  tempos, o que elevou o  nível do Rio das Velhas, ocasionando o fechamento da Ponte Velha, sobre o Rio no bairro São João Batista. Outro trecho  interditado pela Defesa Civil e Guarda Municipal é  o  Portal Beira Rio, trecho de acesso ao município (Avenida Beira Rio), devido ao transbordamento de um córrego que deságua sobre  o Rio das Velhas na localidade.

A situação ainda requer cuidados e ainda tem muita chuva pela frente. Ainda há previsão de  chuva de  intensidade  moderada a forte nas próximas horas.

Os rios e córregos subiram muito, o que causou pontos de alagamento por transbordamento no  Pantanal, Vila Iris e bairro Boa esperança. A Defesa Civil recomenda que  esses  locais sejam evitados durante  o período chuvoso. No bairro Pantanal  a Defesa Civil recomendou que  algumas pessoas  saíssem de suas casas e  fossem para casa de parentes e amigos, por medida de segurança, um grupo de moradores do bairro Pantanal também se deslocaram para uma Igreja do bairro.

Equipes da  Defesa  Civil, Guarda Municipal, Secretarias de Obras e Saúde continuam de plantão 24 horas para orientação à população e atendimento de ocorrências.  A recomendação do órgão é para a população não ficar em áreas de risco, beira de córregos  e encostas. É necessário que as pessoas fiquem em local seguro,  não saiam de casa e não transitem por pontos de alagamento já divulgados e que  podem ser consultados em  nosso site e redes sociais.

Em várias cidades da Região metropolitana de Belo Horizonte a chuva causou grandes estragos, deixando centenas de pessoas desabrigadas. Em Ibirité  um deslizamento causou a morte  de 3 pessoas.