Inicio » Notícias » Campanha de vacinação contra o sarampo começa no dia 7 de outubro

Campanha de vacinação contra o sarampo começa no dia 7 de outubro

23 de setembro de 2019

Com o aumento do registro de casos de sarampo no país, o município de Santa Luzia, atendendo à orientação do Ministério de Saúde, juntamente com as secretarias estaduais e municipais de saúde, realiza a Campanha Nacional de Vacinação contra Sarampo. De 7 a 25 de outubro serão vacinadas crianças de seis meses a menores de 5 anos, não vacinadas. O dia “D” de mobilização nacional será no dia 19 de outubro. A meta é imunizar 95% da população alvo.


A priorização deste grupo na primeira etapa deve-se à elevada incidência da doença nesse público nos surtos registrados em 2019. As crianças menores de 5 anos apresentam maior risco de desenvolver complicações, tais como cegueira, encefalite, diarreia grave, infecções no ouvido, pneumonias e óbitos pelo sarampo. É essencial que os pais compareçam com suas crianças às unidades de saúde, levando o cartão de vacina.

A segunda etapa, voltada para jovens adultos com idades entre 20 e 29 anos, será entre os dias 18 a 30 de novembro, com o dia “D” de mobilização nacional no dia 30. Nesta fase, priorizou-se o grupo com essa faixa etária devido ao número de casos confirmados ser expressivo.

Apesar dos esforços empreendidos desde o início do programa de eliminação da doença, nos últimos anos, casos de sarampo têm sido reportados em várias partes do mundo e segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), muitos países permanecem endêmicos para o sarampo, principalmente aqueles com baixa cobertura vacinal e bolsões não vacinados. No Brasil, apenas de junho a setembro deste ano, já foram confirmados mais de 3.300 casos.