Inicio » Notícias » Capacitação para profissionais da saúde aborda os cuidados com as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti

11 de novembro de 2019

A Prefeitura de Santa Luzia, através da secretaria municipal de saúde, realizou nesta segunda- feira (11), no auditório central, uma capacitação em arboviroses, que são doenças transmitidas pelo Aedes aegypti entre elas, dengue, zika vírus e chikungunya. O objetivo do treinamento é  aperfeiçoar o atendimento aos pacientes atendidos pela  rede municipal de saúde do  município.

O curso é voltado para médicos e enfermeiros que atuam nas unidades Básicas de Saúde da família, UPA São Benedito, Hospital Municipal e Centro de Consultas Especializadas. A programação contou com apresentação de dados relativos às doenças e sobre o manejo clínico das arboviroses.

Durante o verão, a incidência de chuvas aumenta e é necessário todo o cuidado com a proliferação do Aedes aegypti. Todo ano é oferecido esse tipo de capacitação. O treinamento foi ministrado pelo médico infectologista João Gentilini de Castro.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município, Emanoela Cotrim explica que a  importância da ação é capacitar e sensibilizar esses profissionais para a detecção precoce dos casos, a fim de prestar atendimento adequado, conforme protocolo do Ministério da Saúde, e assim prevenir essas doenças. Ao todo 110 profissionais, participaram da capacitação.