Inicio » Notícias » Capacitação prepara agentes para a identificação de casos de abuso infantil

Capacitação prepara agentes para a identificação de casos de abuso infantil

10 de dezembro de 2019

Cerca de 35 pessoas estiveram reunidas na terça-feira (10), pela manhã e à tarde, no auditório da Prefeitura, para participar do 1º Encontro de Capacitação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – o PETI. Durante o evento, operadores da Saúde e técnicos da Assistência Social ouviram palestras sobre como identificar e reagir a situações de trabalho infantil.

O encontro, intersetorial, foi promovido pelas secretarias de Desenvolvimento Social e da Saúde, esta através do NASF, o Núcleo de Assistência Social à Família. Dentre os palestrantes, a técnica de referência da proteção social especial Gleice Oliveira, que explicou: “Nossa intenção é fazer um diagnóstico do município por meio de um formulário de classificação que posteriormente subsidiará um banco de dados”. Ela acrescentou que há uma proposta de expandir a iniciativa para envolver outras secretarias, a começar pela da Educação.

O PETI tem por missão contribuir para a retirada de crianças e adolescentes com idade inferior a 16 anos do trabalho infantil (exceto quando na condição de aprendiz). “A importância desta iniciativa é preparar os agentes que trabalham com a criança e o adolescente para reconhecerem a violação dos direitos nos casos de trabalho irregular destes menores, e também fortalecer a rede de proteção da criança e do adolescente”, disse Kátia Santos, superintendente da secretaria de Desenvolvimento Social.