Inicio » Notícias » COMBATE A DENGUE TEM AÇÕES EM ESCOLAS E UMEIS DA CIDADE

COMBATE A DENGUE TEM AÇÕES EM ESCOLAS E UMEIS DA CIDADE

21 de novembro de 2018

Com a chegada do período chuvoso, é comum a proliferação dos focos da dengue. A doença é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que transmite também, a Chicungunya e Zika, por isso os cuidados devem ser redobrados. Tendo em vista essa preocupação, a prefeitura de Santa Luzia por meio do departamento de Zoonoses está promovendo um ciclo de palestras em Umeis e Escolas do Município com objetivo de conscientizar as crianças do dever de ajudar a família no combate ao mosquito, eliminando os focos da dengue. Para a Coordenadora técnica de Zoonoses da Prefeitura, a veterinária Viviane Moreira, a iniciativa tem como objetivo conscientizar as crianças e adolescentes da importância de ações preventivas no combate a doença. “Queremos conscientizar as crianças sobre os mais diversos temas tratados pelo centro de controle de Zoonoses, nesse momento devido ao início das chuvas estamos tratando do controle, combate e prevenção da dengue. A intenção é que essas crianças possam disseminar o conhecimento adquirido através das palestras com toda família,” conta.

A ação desta quarta-feira (21) foi na Umei do Bairro Frimisa, em Santa Luzia. A palestrante Gisele Maria Alves, Educadora em Saúde, mostrou para as crianças por meio de uma apresentação dinâmica e interativa, as formas de prevenção da Dengue e combate ao mosquito Aedes Aegypti. Durante a apresentação, ela explicou que é muito importante evitar o acúmulo de lixo e entulho nas residências, nas ruas, evitar todo recipiente que possa acumular água e servir de reservatório para o mosquito depositar ovos. As crianças participaram da palestra fazendo perguntas e tiraram algumas dúvidas. “Estamos incentivando as nossas crianças a acabar com o foco do mosquito para diminuir os índices da doença”, explica Gisele.
Rosilaine Miriam Gonçalves, professora da Rede Municipal, parabeniza a prefeitura de Santa Luzia pela realização deste ciclo de palestras nas escolas da cidade. “Eu acho muito importante conscientizar as crianças, a partir deste momento tão importante, que elas estão construindo conhecimento. Preocupar com a saúde, com a limpeza do meio ambiente são ações muito importantes. Parabenizo a equipe da prefeitura por essa iniciativa,”diz.
Até o momento já foram realizadas palestras em diversas escolas de Santa Luzia, Escola Municipal Ana Zélia, Escola Municipal Dulce Viana, UMEI Cornelina Carvalho Silvério, Creche irmã Fabíola e Escola Municipal José Augusto Resende, alcançando até o momento aproximadamente 2 mil alunos com ações preventivas contra a Dengue e outras doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti.
O combate a Dengue não é uma obrigação somente do poder público, toda comunidade pode colaborar nas ações preventivas mantendo a limpeza dos quintais, evitando deixar a Caixa d’água destampada, manter a limpeza dos bebedouros de animais, lavando duas vezes por semana, manter limpas as calhas e pratos de plantas para evitar o acúmulo de água e não deixar pneus em área descoberta. Na aparição de algum sintoma da dengue, como por exemplo, febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, manchas no corpo e falta de apetite é recomendado procurar orientação médica imediatamente.

[huge_it_portfolio_id=”80″]