Inicio » Notícias » Conselho Municipal de Educação toma posse

Conselho Municipal de Educação toma posse

11 de outubro de 2018

Nesta quarta-feira, dia 10, o Prefeito de Santa Luzia, Delegado Christiano Xavier deu posse ao novo Conselho Municipal de Educação (CME). A reunião aconteceu no gabinete do chefe do executivo e também contou com a presença do Secretario Municipal de Finanças, Aldair Oliveira, do Secretário de Segurança Pública, Trânsito e Transportes, Islande Batista e do vice-prefeito Pastor Sérgio.
O CME é um órgão deliberativo, consultivo e normativo, que funciona como mediador e articulador da relação entre a sociedade e os gestores da educação municipal. “Quando o município tem um conselho próprio, que vai contribuir para regulamentar e regularizar a situação da educação, tanto pública, quanto particular é muito importante, pois fortalece a educação, a rede e vai de encontro às necessidades do município”, destacou o Secretário Municipal de Educação e presidente do conselho, Ermelindo Caetano.
Os conselheiros são definidos por eleição e devem ser representantes do governo, da comunidade escolar e da sociedade civil. Assim, composto por vários segmentos, as decisões acontecem de forma democrática e atendendo ao interesse da população, o que garante a qualidade no ensino. O mandato vai até 2020.
“É um privilégio dar posse a um conselho formado por pessoas técnicas, pais de alunos, representantes de escolas públicas, particulares, pessoas que vão pensar junto conosco uma educação melhor para nossa Santa Luzia. Já foi anunciado que em breve faremos a inauguração da primeira escola de tempo integral da cidade e, além disso, temos uma série de planos e metas para cumprir, tendo como aliado o conselho municipal de educação”, reforçou o prefeito Christiano Xavier.
Segundo o Diretor da Unidade Sesi Senai de Santa Luzia, Fabiano Reis, que faz também parte do conselho, a instituição quase foi fechada e foi por meio de uma união entre a Prefeitura, a Secretaria Municipal de Educação e alguns empresários da cidade, que se manteve em funcionamento. “Estamos lutando bastante pela melhoria da unidade Sesi Senai de Santa Luzia. Temos assistido, por uma necessidade estratégica, a desativação de algumas unidades pelo Estado e em Santa Luzia tivemos a sorte de ter alguns empresários comprometidos com o Sesi Senai, além do prefeito Christiano Xavier, junto com suas secretarias, que tem dado um apoio muito grande para a nossa escola. Formamos boa parte da mão de obra da indústria da nossa cidade, por isso precisamos fortalecer o Sesi Senai”, ressaltou Reis.
[huge_it_portfolio_id=”45″]