Inicio » Notícias » DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA É CELEBRADO COM PALESTRA EDUCATIVA EM ESCOLA DE SANTA LUZIA

22 de novembro de 2018

“Luta contra o preconceito e discriminação”

Dia 20 de Novembro é comemorado o dia da Consciência Negra, uma ocasião dedicada à reflexão acerca do contexto histórico de nosso país e da importância da cultura negra. Tendo em vista a importância desta data, a Escola Municipal Iracema Prado, na pessoa da diretora Ednalda Schuliz e toda sua equipe pedagógica, promoveu evento educativo para alunos e funcionários. A escola recebeu a visita da Africana Olga Francisco Amaral, que reside em Moçambique. Ela apresentou a todos os presentes um pouco de sua descendência, costumes e hábitos de seu país, além de compartilhar com as crianças como foi sua infância na cidade Inhambane em Moçambique. Na oportunidade, as crianças perguntaram para Olga se ela tinha bonecas para brincar, se ia à escola, ao cinema, shopping, Olga respondeu que não. Ela morava na roça e não teve essa oportunidade quando criança. Para a Diretora Ednalda Schuliz, o momento foi uma oportunidade para conscientização sobre as diferenças. “Foi um dia especial e de muito aprendizado a respeito de uma cultura tão inerente ao nosso país”, conta Ednalda. A palestrante gostou muito da oportunidade de compartilhar um pouco de sua história e costumes com os alunos de Santa Luzia. “Esse momento foi uma honra para mim, pois tive a oportunidade de compartilhar minhas raízes, minha cultura e que de alguma forma contribuiu também para a formação da cultura brasileira. Cooperar com o desenvolvimento educacional das crianças é uma de minhas paixões. Espero poder agregar mais valor à esse dia,” conclui Olga Francisco.

[huge_it_portfolio_id=”82″]