Com o objetivo de melhorar o processo de ensino aprendizagem nas escolas municipais, a Prefeitura de Santa Luzia, por meio da secretaria de educação tem promovido constantes ações de capacitação profissional, uma delas são as mesas pedagógicas que acontecem mensalmente com temas variados, que fazem parte do cotidiano dos profissionais da educação. As capacitações são realizadas no auditório da educação, no Prédio administrativo da Prefeitura. A iniciativa visa a formação continuada, além de proporcionar aos envolvidos, a oportunidade de discutir e repensar as práticas de sala de aula.
A supervisora Valdirene Lima de Figueiredo, participou da mesa pedagógica da EJA, na última quinta-feira (21). Para ela, a iniciativa é importante para aprimorar o trabalho desenvolvido nas escolas. “Achei muito interessante o envolvimento e troca de experiências. É uma oportunidade para se fazer uma avaliação do trabalho que desenvolvemos e nos ajuda a pensar em novas práticas pedagógicas para serem desenvolvidas na sala de aula com nossos alunos”, conta.
Durante o mês de março, foram trabalhados os seguintes assuntos: educação infantil, que abordou temas referentes à implementação do Currículo de Minas Gerais, Pedagogia de Projetos, Sequência Didática e Portfólio. Esse encontro teve participação de profissionais que atuam nas creches conveniadas. Também foram discutidas propostas de (re)avaliação do processo de desempenho em leitura dos estudantes dos anos finais do ensino fundamental, pautado nas especificidades do processo de consolidação da prática de linguagem, e para finalizar o ciclo, foi realizado encontro com supervisores pedagógicos que atendem as turmas da EJA que teve como objetivo, orientar os profissionais sobre as Diretrizes Internas da Educação de Jovens e Adultos e estratégias adequadas a esse público.
De acordo com a superintendente de ação pedagógica da Prefeitura, Cleusa Aparecida Santos, as ações foram de grande importância para todos os profissionais envolvidos. “Eu percebo que as mesas pedagógicas foram muito produtivas, tanto a da educação infantil, anos finais do ensino fundamental e EJA. Durante os encontros tivemos a oportunidade de discutir temas pertinentes, sanar dúvidas e criar novas estratégias. É um momento de discussão, que além de prazeroso, possibilita mudar as práticas pedagógicas, e toda vez que fazemos mudanças, é possível melhorar o processo de ensino aprendizagem, sempre com o foco nas necessidades dos alunos”, explica Cleusa.