Inicio » Notícias » Escritora mirim dará palestras no Projeto Era Uma Vez

Escritora mirim dará palestras no Projeto Era Uma Vez

17 de dezembro de 2019

Por iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, esteve em visita na terça-feira (17), nas dependências da referida pasta, a escritora mirim Nina Frainer, vinda especialmente de São Paulo para fechar uma parceria de participação no Projeto Era Uma Vez, que em 2020 estará em sua terceira edição. O projeto visa levar às mais de 22 mil crianças da rede municipal de ensino literatura através de palestras proferidas por autores, contadores de histórias e membros de bibliotecas comunitárias.

Nina, que tem 11 anos e é aluna do 6º ano, já tem 3 livros infantis publicados e um quarto  em processo de impressão. Talentosa e desenvolta, a garota se autodefine como autora, compositora, sanfoneira, humorista, atriz, miss, palestrante e empreendedora, além de youtuber. Ela já atuou como atriz na série “Bugados”, do canal por assinatura Gloob e na novela “As Aventuras de Poliana”, do SBT. Também já se apresentou nos programas da Eliana e da Fátima Bernardes.

Nina ainda cria projetos sociais, sendo o principal deles a “Viagem Literária”, um giro pelo país que faz todos os meses de junho e julho, desde 2013, para distribuir gratuitamente seus livros em escolas e instituições sociais. “Meu sonho é levar a literatura para todas as crianças”, diz a garota, que estuda pela manhã para poder desenvolver seus projetos à tarde. Filha de pais músicos, que a acompanhavam, a menina começou a ler aos 4 anos e escreveu seu primeiro livro aos 8.

A arte parece ser dom de família. O avô materno, também músico, chegou a compor mais de 400 canções. E a irmã caçula, Malú, de 5 anos, aprendeu inglês ao ver séries de TV e desenhava um quadro enquanto a irmã era entrevistada. Os livros de Nina publicados, que se encontram em várias livrarias pelo país, são “O Monstro é Você”, “Planos Infalíveis para Acabar com a Fome no Mundo” e “A Menina da Sanfona Azul e Suas Canções”.

A participação de Nina no Projeto Era Uma Vez será no próximo ano, quando a garota deverá dar palestras nas escolas e UMEIs de Santa Luzia. “Receber uma escritora mirim com um trabalho maravilhoso na literatura nos faz crer que é possível estimularmos também os nossos estudantes”, disse Cleuza Aparecida Santos Machado, superintendente de ação pedagógica da secretaria.

O Projeto Era Uma Vez é dirigido aos alunos da Educação Infantil até o 9º ano e mais aos estudantes da EJA – Educação de Jovens e Adultos. Neste ano lançou a 1ª edição de seu livro “Era Uma Vez – Muitas Histórias para Contar”, que teve ilustrações feitas por alunos da Educação Infantil.  O intuito da iniciativa é auxiliar no processo de alfabetização, despertar o gosto pela literatura e incentivar os pequenos a se tornarem escritores.