Inicio » Notícias » Exposição sobre a Revolução Liberal de 1842

Exposição sobre a Revolução Liberal de 1842

18 de junho de 2019

Exposição sobre a Revolução Liberal de 1842
Pela primeira vez, Prefeitura promove exposição aberta para população com fotografias, artefatos, documentos e pinturas da Batalha, ocorrida em Santa Luzia

Santa Luzia foi palco de um dos acontecimentos mais importantes da história brasileira: a Revolução Liberal de 1842. E para contar um pouco sobre esses fatos, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo promove a exposição sobre a Batalha de Santa Luzia. A abertura aconteceu nesta segunda-feira (17), com a presença do Prefeito Delegado Christiano Xavier, do Vice-Prefeito Pastor Sérgio, do Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Ulisses Brasileiros, do Promotor de Justiça, Marcos Paulo de Souza Miranda, secretários municipais e membros da sociedade luziense.

O trabalho é fruto de pesquisa realizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com o Ministério Público e apresenta fotografias, documentos, artefatos e pinturas que ilustram o último combate ocorrido em terras luzienses. “Em Santa Luzia essa revolução sempre foi muito pouco divulgada e com a parceria com o Ministério Público nós estamos levando ao conhecimento das pessoas o quanto a revolução foi importante para nossa cidade e para o Brasil”, disse o Secretário.
Segundo o Promotor de Justiça, Marcos Paulo de Souza Miranda, Santa Luzia tem o maior número de bens culturais associados ao movimento revolucionário de 1842 no Brasil. “Gostaria de agradecer pelo convite e parabenizar à Prefeitura de Santa Luzia, pois esse é um passo importante. É a primeira vez que uma exposição contando de maneira sistematizada a história da Revolução Liberal de 1842 acontece, deixando de ser algo circunstancial, que ocorre somente no dia 20 de agosto e passando a fazer parte de uma política de valorização do nosso patrimônio cultural”, afirma.
Além da exposição, uma parceria entre as secretarias municipais de Cultura e Turismo, Educação e o Ministério Público promovem o Projeto de Educação Patrimonial que leva para alunos da rede pública de ensino, informações sobre esse importante acontecimento histórico.

“É um privilégio contar com tantas parcerias. É um incentivo para resgatarmos a história de Santa Luzia. Tenho certeza que com a presença do Ministério Público e da equipe da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e de toda equipe da Prefeitura teremos muitas coisas boas para alavancar o município, não só na Cultura, mas em todas as áreas”, ressaltou o prefeito.

A exposição ficará no local até o final do ano, no salão superior do Solar da Baronesa (Rua Direita, 408 – Centro Histórico). A visitação pode ser feita em dias úteis, das 9h às 16h, de terça à sexta-feira. Grupos e escolas que tenham interesse em fazer a visita devem entrar em contato pelo telefone 3641-4791, falar com Cássia.