Inicio » Notícias » Festa literária promove debate sobre inclusão

Festa literária promove debate sobre inclusão

31 de outubro de 2019

Evento realizado nesta quarta-feira (30) encerra atividades do projeto Era Uma Vez

Com o tema “Literatura e inclusão”, a Prefeitura de Santa Luzia promoveu nesta quarta-feira (30) a Festa Literária Era Uma Vez, que encerra as atividades do projeto de mesmo nome, desenvolvido desde o início do ano em toda rede municipal de ensino. O evento, que aconteceu no Teatro Municipal Antônio Roberto de Almeida, teve a participação das palestrantes Mariana Rosa, jornalista e ativista pela inclusão e de Elizete Lisboa, também escritora.

“A literatura tem o poder de transformar as pessoas. E é esse o nosso objetivo, principalmente em relação às crianças e adolescentes da rede de ensino. Esse projeto, que já vem sendo desenvolvido desde o início do ano quer tirar o foco das grandes obras literárias e mostrar que é possível ver a literatura nas pequenas coisas do dia a dia e de forma inclusiva”, destacou o Secretário Municipal de Educação, Ermelindo Martins Caetano.

A abertura aconteceu pela manhã e contou com uma bela apresentação teatral dos alunos da Associação de Pais e Alunos dos Excepcionais (APAE), que com a professora de artes cênicas Letícia Araújo, trouxe a peça “Saci e os seres da floresta”. Em seguida, foi a vez da autora do blog e do livro “Diário da mãe de Alice”, Mariana Rosa, falar um pouco sobre suas experiências e promover uma importante reflexão sobre nossas atitudes e como reagimos às diferenças com a palestra: Inclusão é uma escolha.

Na parte da tarde, as atividades retornaram com a palestra “Inclusão: livro e leitura no Brasil de hoje”, ministrada pela escritora Elizete Lisboa. Deficiente visual, Elizete leu poemas de seu livro escritos em braile e, ao lado de Pitucha, mostrou um pouco sobre o alfabeto em braile com brincadeiras lúdicas, ensinando uma forma mais fácil de aprender sobre o tema.

Para encerrar o dia festivo, foi lançado o livro “Era uma vez… muitas histórias para contar”. Uma produção feita pela secretaria, que contém desenhos e textos de alunos da rede municipal e as quatro redações selecionadas na Olimpíada da Língua Portuguesa para a etapa regional. Pais, alunos, profissionais e convidados lotaram a plateia do teatro e se emocionaram com o produto de um trabalho desenvolvido ao longo dos meses, mostrando como é possível incentivar cada vez mais o gosto pela leitura.

“Como pai me sinto orgulhoso, porque a leitura aumenta o conhecimento e o desenho expressa a arte e o sentimento de uma criança. É muito bom ter meu filho em uma escola onde os profissionais incentivam a leitura”, disse emocionado Evaldo José, pai de um dos alunos da Escola Municipal José Luís dos Reis.

“O nosso objetivo era levar a literatura para todas as escolas, todas as Umei’s. Então foram várias ações como contação de história, circuito literário, entre outras, das quais as crianças participaram ativamente do processo. Então hoje encerramos, mas sabemos que plantamos uma semente, que é o gosto pela literatura”, encerra a Superintendente de Ação Pedagógica, Cleusa Machado.