Inicio » Notícias » Ginásio Poliesportivo é palco de grandes eventos esportivos neste final de semana

27 de outubro de 2019

O município de Santa Luzia recebeu neste sábado (26), dois grandes eventos do esporte especializado. Na parte da manhã foi realizada a Copa Brasil de Grappling, evento inédito no Brasil. A copa é a única etapa seletiva para o sulamericano  do Chile,  realizada no Brasil. O evento teve participação de atletas de  vários estados.  Outro evento realizado no Ginásio foi à edição amadora de MMA, maior show de lutas do Brasil.

Copa Brasil de Grappling
MMA

Ricardo Carlini, um dos organizadores da Copa Brasil de Grappling falou sobre a  importância do evento.  “Mais do que uma seletiva, isso aqui é fruto de um grande projeto social, que hoje atende mais de 500 crianças, e nossa proposta em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes é trazer esse projeto social para a cidade de Santa Luzia. Quando encontramos uma prefeitura interessada no desenvolvimento social através do esporte na inclusão, o casamento é perfeito, por isso essa copa está sendo realizada  neste município. Para a cidade  é  um marco histórico,  porque essa é a primeira seletiva sulamericana que está sendo realizada no Brasil”, explicou.

Copa Brasil de Grappling

Durante toda manhã, foram realizadas as seletivas com  participação de  cerca de 100 atletas. Presente no evento, o Secretário Municipal de Esportes, Marco Aurélio Silva destacou a importância deste evento para Santa Luzia. “É motivo de muita alegria receber este evento em nossa cidade. A inclusão por meio do esporte  é  algo que a gente nunca teve. Pela primeira vez o município recebe um evento nacional inédito no Brasil”, disse.

Edição amadora de MMA

Também realizada no Ginásio Poliesportivo, a edição amadora de MMA  contou com a participação de atletas de  vários estados  do Brasil.  O evento é organizado pela Federação de MMA de Minas Gerais com apoio da prefeitura de Santa Luzia, por meio da Secretaria Municipal de Esportes.  Cerca de 150 atletas de MMA amador   participaram do torneio.  Atualmente a Federação Fight é o maior evento de MMA do estado de Minas Gerais e está entre os maiores do país.

De acordo com Jean Marcos Soares, lutador profissional  de MMA  e Coordenador de Esportes da Prefeitura de Santa Luzia,  a cidade tem grande potencial para  investir no esporte no especializado. “É fundamental trazer  um evento deste  porte para Santa Luzia. A federação Figth Amador foi um  evento em que  estreei como lutador amador,  e através dele, tive a oportunidade de lutar fora do estado representando nossa cidade.   Então como eu,  diversos outros atletas terão a oportunidade de  lutar, representando nossa cidade. Hoje, por exemplo, tivemos 26 atletas lutando, desses , 4 representam  a cidade de Santa Luzia.  Ano a ano temos a meta de aumentar  esses números”,  explicou Jean.

MMA

Os eventos também tiveram o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais, Guarda Civil Municipal, além ambulâncias com equipe médica. Toda infraestrutura necessária para oferecer segurança aos  atletas e público participante.