Inicio » Notícias » Janeiro branco enfatiza cuidado com a mente

Janeiro branco enfatiza cuidado com a mente

23 de janeiro de 2019

“Mente sã, corpo são”. Essa é a proposta da campanha Janeiro Branco, criada no Brasil em 2014, e que tem como objetivo chamar a atenção da sociedade sobre a importância de cuidar da mente. Na última terça-feira (22), o Serviço de Saúde Mental promoveu uma tarde de atividades entre pacientes, grupos da Melhor Idade e profissionais da Secretaria Municipal de Saúde.
Durante o encontro, foi realizada uma aula de dança, ministrada por profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). A ideia foi mostrar como a prática de atividades físicas contribui com a qualidade de vida. “A atividade física é uma prática que pode auxiliar muito a manter a saúde mental. Além disso, o fato de ser um exercício em grupo, que promove ainda mais bem estar”, disse a coordenadora Adenisia Araújo.
Além da atividade, quem esteve no local ainda participou de palestra com uma psicóloga, que falou sobre o serviço de saúde mental no município e de uma seção de relaxamento. Outras ações estão sendo realizadas ao longo do mês, com palestras sobre o tema.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) relaciona a saúde não apenas à ausência de doenças. Relatório produzido pela instituição aponta que saúde mental é “um estado de bem-estar em que o indivíduo percebe suas próprias habilidades, consegue enfrentar as situações estressantes que são comuns nas rotinas diárias e é capaz de ter uma vida ocupacional produtiva”. Nesse sentido, a campanha Janeiro Branco busca valorizar o equilíbrio mental e alertar sobre o perigo de doenças como a depressão, a ansiedade e o estresse.