Inicio » Notícias » Jovens que estão em ressocialização no município formam no curso de manutenção em instalações elétricas residenciais

Jovens que estão em ressocialização no município formam no curso de manutenção em instalações elétricas residenciais

16 de abril de 2019

Solenidade aconteceu no IFMG, Campus Santa Luzia

Foi realizada na noite desta quinta-feira (11), no IFMG –Instituto Federal de Minas Gerais, Campus Santa Luzia, no bairro Baronesa, a cerimônia de formatura do curso de manutenção em instalações elétricas residenciais realizado na instituição. Foram certificados sete adolescentes que obtiveram o título como forma de cumprimento de medidas socioeducativas no município. O Objetivo da ação é proporcionar aos jovens formandos a oportunidade de ressocialização e reestruturação no âmbito social e familiar, bem como promover a integração, inclusão e cidadania. Na ocasião, o Quarteto de Cordas da Orquestra Sinfônica da Polícia Militar de Minas Gerais fez uma apresentação musical a todos os presentes.
Em Setembro de 2018 aconteceu a aula inaugural do curso, momento que se firmou a parceria entre a Vara Criminal da Infância e da Juventude, o IFMG, O CREAS e a Polícia Militar de Minas Gerais para proporcionar aos adolescentes que se encontram em cumprimento de medidas socioeducativas, a oportunidade de obter a remissão através da realização do curso profissionalizante de manutenção de instalações elétricas residenciais.


O CREAS – Centro de Referência Especializado da Assistência Social e a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania viabilizaram o encaminhamento dos adolescentes em cumprimento da medida aplicada pelo poder judiciário, que após a conclusão do curso e aula prática, formalizaram a certificação em cerimônia solene.
Para o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Wander Carvalho, o evento marca uma nova perspectiva do acompanhamento do serviço ofertado no município. “Adolescentes que cumprem medidas socioeducativas tem o CREAS como responsável por direcionar esses Jovens à prestação de serviços comunitários. Eles fazem cursos, assistem palestras e participam de ações educativas, uma oportunidade de ressocialização. As medidas fazem parte de uma ação conjunta da Secretaria de Desenvolvimento Social, Policia Militar e Tribunal de Justiça de Minas Gerais”, explicou o secretário.


Segundo o diretor do IFMG campus Santa Luzia, o professor Harlley Sander Silva, é prazeroso ter a oportunidade de prestar esse serviço para a comunidade. “É um prazer muito grande para o instituto ter todos vocês aqui, é um momento muito grande, que é a conclusão deste curso. Uma das finalidades da nossa escola é tentar mudar a realidade das pessoa por meio da educação. Espero que voltem para realizar seus estudos por aqui. Espero que façam bom uso do conhecimento adquirido por meio da realização deste curso”, disse Harley ao grupo de formandos.