Inicio » Notícias » Mais uma ação do projeto Educação Patrimonial é realizada em Santa Luzia

Mais uma ação do projeto Educação Patrimonial é realizada em Santa Luzia

8 de julho de 2019

Foi realizada na última sexta-feira (5), mais uma ação do Projeto Educação Patrimonial em Santa Luzia. Os alunos da Escola Municipal Etelvino Souza Lima fizeram uma visita orientada ao Museu e à Igreja Matriz de Santa Luzia, lugares que foram utilizados por liberais durante a Revolução de 1842. Na ocasião, os estudantes fizeram uma visita ao Solar da Baronesa, local onde a Secretária Municipal de Cultura e Turismo organizou uma exposição sobre a Revolução.

A visita dos alunos da Escola Municipal Etelvino de Souza Lima, ao Centro Histórico, tendo como pontos de abordagem a Igreja Matriz de Santa Luzia, o Solar Teixeira da Costa/Museu Histórico Aurélio Dolabella e o Solar da Baronesa, onde se encontra a exposição “A Batalha de Santa Luzia”, se faz importante para o processo de compreensão e apreensão da Memória da Revolução Liberal.

O Centro Histórico de Santa Luzia junto às edificações que foram cenários da Batalha Final, assim como o Muro de Pedras, localizado no bairro Córregos das Calçadas, onde moram quase todos os alunos envolvidos no projeto e a escola aqui mencionada, são marcas importantes do passado e cultura luziense. Deste modo, as visitas guiadas proporcionam um contato direto das crianças e dos adolescentes com estes bens culturais gerando o desejo de conhecer, de compartilhar as informações e chegando então ao objetivo principal do Projeto desenvolvido que é a preservação do Patrimônio Cultural, mais precisamente a memória da Batalha Final de Santa Luzia – Revolução Liberal de 1842.

O Projeto Educação Patrimonial Luzias é composto por várias ações e um dos objetivos é apresentar aos estudantes a história do município, enfatizando a região onde moram. As visitas orientadas são fundamentais para que eles conheçam os locais que foram palco para a Revolução Liberal e entendam a importância desse acontecimento histórico. O projeto é uma ação conjunta da Prefeitura de Santa Luzia, por meio das secretarias de Educação , Cultura e Turismo e Ministério Público.