Inicio » Notícias » MÉDICOS CUBANOS SE DESPEDEM DE SANTA LUZIA

MÉDICOS CUBANOS SE DESPEDEM DE SANTA LUZIA

22 de novembro de 2018

“Secretaria de Saúde faz homenagem para profissionais”

Os 14 médicos que atendiam os pacientes de Santa Luzia pelo Programa Mais Médicos se emocionaram em uma despedida promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, na tarde desta quinta-feira (22). O evento contou a participação de médicos, enfermeiros, supervisores do programa, residentes de medicina e equipe da área de saúde do município.
O prefeito de Santa Luzia, Delegado Christiano Xavier compareceu no auditório central da Prefeitura, onde foi realizado o evento e agradeceu os médicos cubanos pelos trabalhos prestados no município. “Chegamos à cidade em um momento complicado, pois o estado tem confiscado as verbas referentes aos repasses para o município. Estamos fazendo economia em contratos e cortando gastos. Eu não queria que esses profissionais fossem embora, Santa Luzia deve muito a todos eles pelo excelente trabalho desenvolvido. Agradeço a todos pela dedicação com a nossa população,” disse o chefe executivo.
Para a Enfermeira Ivone Dias, que atua há 10 anos no município de Santa Luzia, a experiência adquirida ao trabalhar com a equipe cubana foi muito enriquecedora. “Eles são muito humanos, tiveram um carinho muito especial com toda equipe de enfermagem, funcionários e pacientes dos centros de Saúde. Tivemos uma boa oportunidade para compartilhar conhecimento, agradeço a todos pelos serviços prestados”, fala emocionada.
A médica cubana Graciella, trabalhava em Santa Luzia há cinco anos. Ela se despede do município com muita tristeza. “O trabalho em equipe é muito difícil, mas conseguimos vencer as dificuldades. Lutamos muito para ajudar os pacientes nas mudanças de hábitos, como por exemplo, os orientar a não tomar medicamento sem prescrição médica, a não tomar medicamentos desnecessários ao seu tratamento e incentivá-los a aderir à prática de exercícios físicos. Foi muito lindo trabalhar nesta cidade”, disse a médica.
Uma das Supervisoras do Programa Mais Médicos, Fernanda Ferreira, explicou que a contribuição dos médicos cubanos para o município foi muito importante. “Os médicos cubanos aqui em Santa Luzia trouxeram um atendimento humanizado para toda população, um jeito diferente de agir com a medicina, acrescentaram muito na assistência ao município e somos muito gratos a eles pelo atendimento prestado à sociedade. Eu fico muito feliz por participar da construção do Programa Mais Médicos no município e não pude deixar de homenagear todos os médicos por participar do programa desde o início”, conclui a médica.
A secretária de saúde de Santa Luzia, Nádia Cristina Duarte Tomé disse que a baixa no Programa Mais Médicos é uma perda grande para o município. “Nesses quatro anos, não houve nenhum registro de histórico de conflito entre os médicos cubanos e as comunidades atendidas por eles. A vinda desses profissionais foi a mão de obra que faltava nos pontos mais críticos de violência e vulnerabilidade social”, disse ela.
De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, o Ministério da Saúde vai realizar a reposição dos profissionais pelo Programa Mais Médicos no período de 3 a 7 de dezembro de 2018. Toda a equipe de saúde de Santa Luzia está traçando estratégias para que a população não fique desassistida.

[huge_it_portfolio_id=”83″]