Inicio » Notícias » Momento Cívico nas escolas de Santa Luzia

Momento Cívico nas escolas de Santa Luzia

19 de fevereiro de 2019

Foi realizado na tarde desta terça-feira (19), momento cívico na Escola Municipal Etelvino Souza Lima, no bairro Córrego das Calçadas, em Santa Luzia. A ação faz parte da proposta de governo do prefeito Delegado Christiano Xavier, desenvolvido pela Guarda Civil Municipal que consiste na valorização do civismo em todas as escolas municipais da cidade. O momento se inicia com os alunos, que em conjunto com a direção fazem uma oração, em seguida, cantam o Hino Nacional com reverência de respeitá-lo como um símbolo da pátria e a valorização do país. Após entoarem o Hino Nacional, os alunos cantam o Hino da Cidade de Santa Luzia, uma maneira de valorização e resgate da cultura histórica da cidade. As ações desta tarde foram organizadas pela Guarda Civil Municipal e teve participação do Prefeito Christiano Xavier, do Vice-Prefeito, Pastor Sérgio e do Presidente da Câmara Municipal, Ivo Melo.

O Núcleo de prevenção a violência e a Criminalidade da Guarda, em sintonia com a Lei n° 12.031/09, que torna obrigatória a execução do Hino Nacional nas escolas, planejam semanalmente, o momento cívico. Os Guardas Municipais conscientizarão os alunos sobre a postura perante o Hino Nacional e sua importância para sociedade como símbolo nacional. Na oportunidade, é feita uma reflexão sobre o momento político e social brasileiro, com ênfase no exercício da cidadania e liberdade de expressão. A ação cívica acontece uma vez por semana nas escolas municipais.
De acordo com o comandante da Guarda Civil Municipal, Wallison Santos Batista, a finalidade educativa ministrada pela instituição será pautada nos princípios da liberdade e nos ideais da solidariedade humana. “Esse ato significa o civismo nas escolas, proporciona a interação entre os alunos como forma de desenvolvimento da pessoa e o preparo para o exercício da cidadania”, explica Batista. Conforme o comandante, as ações de civismo nas escolas realizadas pela Guarda Civil Municipal atenderão todas as escolas da rede conforme cronograma elaborado por equipe técnica.
O prefeito de Santa Luzia, delegado Christiano compareceu neste primeiro ato promovido pela Guarda Municipal e ressaltou a importância desta ação para os alunos e toda comunidade escolar. “É importante trazer em voga essa questão do patriotismo, o amor à bandeira. Isso proporciona a proximidade das crianças com o patriotismo e soma muito. Essa realização é uma das nossas propostas de governo, trazer o civismo para mais próximo das crianças, da comunidade, é a pedagogia da presença que traz benefícios para toda comunidade”, informa o prefeito.
De acordo com a diretora da escola, Maria Aparecida, a hora cívica acontece na escola desde agosto de 2018, quando assumiu a gestão da instituição e que o momento é de grande importância para os alunos. A escola atende 589 alunos, distribuídos nos turnos da manhã e tarde, e oferta ensino desde a educação infantil até o 9 ªano.