Inicio » Notícias » Olimpíada da Língua Portuguesa e Projeto Era Uma Vez são lançados

Olimpíada da Língua Portuguesa e Projeto Era Uma Vez são lançados

8 de abril de 2019

Incentivar a leitura e a escrita é fundamental para o desenvolvimento dos alunos. Pensando nisso, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação promoveu, nesta segunda-feira (8), o lançamento da Olimpíada de Língua Portuguesa e do Projeto Era Uma Vez. Em um encontro realizado no auditório do Centro Administrativo, o Secretário Municipal de Educação, Ermelindo Martins Caetano e a equipe da secretaria se reuniram com supervisores das escolas municipais para tratar sobre as atividades.
Para dar boas vindas, o secretário falou sobre a importância da ação dos profissionais. “Quanto mais conhecimento levamos para nossos jovens estudantes, cada vez mais estamos contribuindo com a formação de pessoas conscientes e críticas do papel delas na sociedade”, destacou Ermelindo.

As atividades dos dois projetos começam ainda neste mês. Para participarem das olimpíadas, os alunos deverão se inscrever até o dia 30 de abril. “A inscrição é feita pela própria escola, que, após efetuar o procedimento, receberá todas as informações sobre datas para envio dos textos. Podem participar alunos do 5º ao 9º ano e, em cada ano escolar, o gênero textual é diferente”, explica a Superintendente de Ação Pedagógica, Cleusa Santos. Esse ano, o tema das produções é “O lugar onde vivo”, que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania.
Quanto ao Projeto Era Uma Vez, em 2019 os alunos trabalharão com uma dinâmica diferente do ano passado. “O trabalho será in loco, nas escolas e Umei’s, com contação de histórias e discussão literária. Essas atividades acontecerão ao longo do ano, tendo a culminância no dia 30 de outubro, com a Festa Literária. Outra novidade é que os alunos do 5º ano também participarão do circuito literário, que em 2018 era voltado apenas para alunos do 9º ano”, disse Cleusa. Em 2019, será trabalhado o tema “Inclusão” e toda produção textual dos alunos será reunida em um livro, ilustrado por desenho de alunos da Educação Infantil e que será lançado durante a Festa Literária.

SAIBA MAIS:
A 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país. Iniciativa do Ministério da Educação e do Itaú Social, com coordenação técnica do CENPEC, a Olimpíada integra as ações desenvolvidas pelo Programa Escrevendo o Futuro. Podem participar professores da rede pública e seus alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I até o 3º ano do Ensino Médio.
O Projeto Era uma vez, tem como objetivos desenvolver ações para estimular o hábito de ler; promover atividades literárias e culturais, como oficinas, palestras, contações de histórias e apresentações e capacitar os professores como promotores e incentivadores de leitura. O evento tem a parceria da Academia Luziense de Letras e da Biblioteca Comunitária Corrente do Bem.