Inicio » Notícias » Prefeito, Delegado Christiano Xavier recebe equipe campeã de xadrez

Prefeito, Delegado Christiano Xavier recebe equipe campeã de xadrez

23 de julho de 2018

Na manhã desta segunda-feira (23), o Prefeito de Santa Luzia, Delegado Christiano Xavier, recebeu em seu gabinete a visita do grupo de enxadristas luzienses, que participaram 14º Torneio da Federação Mineira de Xadrez. A disputa aconteceu na última sexta (20/07), em Belo Horizonte.

A seletiva para o Campeonato Mineiro teve disputas nas categorias: masculino e feminino e envolveu a participação de atletas com idade entre 10 e 16 anos, de Belo Horizonte e cidades da Região Metropolitana.
“Estamos orgulhosos dos nossos alunos, que levam muito a sério tais competições e que levam o nome da nossa cidade para outros municípios”, parabenizou o prefeito.
Ainda segundo o chefe do executivo municipal, o governo atual não medirá esforços para que mais conquistas sejam alcançadas no esporte luziense.
Atuando como técnico da equipe há 10 anos, Diego Lages disse que o Torneio serviu como uma preparação para o campeonato Estadual de Xadrez, a ser realizado em Belo Horizonte, no dia 25 de agosto. Ele gradeceu o apoio da prefeitura. “Agradecemos imensamente ao prefeito Christiano Xavier, por dar oportunidade de fazermos com que o esporte cresça cada vez mais em Santa Luzia”, enfatizou.
A equipe de enxadristas luziense conta hoje com 24 títulos mineiros e 2 títulos brasileiros. Destaque para as alunas Taynara Barbosa e Samara Silva, 5ª e 6ª melhores do Brasil na disputa do xadrez. Ao todo são 42 alunos participantes, da Escola Municipal Dulce Viana e Escolas Estaduais Lafayte Gonçalves e Leonina Mourthe de Araújo.
Também participaram do encontro o Vice-prefeito, Pastor Sérgio, os Secretários Municipais, Marco Aurélio da Silva (esporte), Ulisses Brasileiro (Governo) e Gilberto Junior (superintendente de esporte especializado).

JOGO
O xadrez é um jogo de estratégia e tática, cujo objetivo é colocar o adversário em xeque-mate. Além disso, é considerado um excelente meio de elevar o nível intelectual dos praticantes, estimulando o manejo de diversas habilidades cognitivas, bem como desenvolver qualidades psíquicas, morais, sociais e até físicas. Pesquisas mostram que a prática do xadrez nas escolas estimula, no educando, o desenvolvimento do raciocínio abstrato, da concentração e da disciplina intelectual, além de ajudá-lo no processo de amadurecimento emocional e no fortalecimento de sua capacidade decisória.