Inicio » Notícias » Prefeito reúne com representantes do consórcio Houer

Prefeito reúne com representantes do consórcio Houer

25 de janeiro de 2019

Encontro com Empresa especializada discute elaboração de projetos para concessão de serviços no município e PPPs – Parcerias Público Privadas

O prefeito de Santa Luzia, Delegado Christiano Xavier, recebeu na tarde desta sexta-feira (25), representantes do Consórcio Houer/Viana Guimarães, que será responsável por elaborar projetos de concessão nas áreas de iluminação pública, mobiliário urbano e saneamento básico da cidade. O objetivo do encontro foi iniciar as tratativas para elaboração dos projetos e início dos trabalhos de campo, sendo que estudos preliminares para o plano de saneamento básico no município já se iniciaram.
A Houer será responsável por elaborar e realizar todas as etapas para a efetivação da concessão destes serviços, que consistem no diagnóstico, estudo de viabilidade, modelagem de concessão, análise econômico financeira, modelagem jurídica e edital de concorrência. Para o secretário de Administração, Thomás Lafetá Alvarenga, a concessão trará muitos benefícios para os luzienses. “Teremos uma melhoria na qualidade dos serviços prestados para o cidadão, bem como impedir que haja desvio de recursos no município, em relação à iluminação pública. A Câmara Municipal vai receber projetos de lei que necessitarem de alteração municipal para permitir a concessão. A modalidade de concessão é o que tem de mais moderno na gestão pública, o serviço continua sendo público, só que passa a ser administrado por empresa privada e respeita o processo de licitação”, explica Thomás.
Os processos também passarão por consulta pública pelo período de 30 dias, momento em que todos os segmentos e munícipes poderão opinar. Dentro destes projetos estão inclusas a revitalização e expansão de todo parque de iluminação e valorização da iluminação do centro histórico, dos campos de futebol, praças e demais acervos públicos, medidas essas que além de valorizar o patrimônio público existente trarão mais segurança e atrairão mais investimentos para o município. O plano de saneamento fica pronto no mês de março, a modelagem do mobiliário urbano e projeto de reestruturação da iluminação pública ficam prontos até o mês de julho.

BENEFÍCIOS COM A CONCESSÃO DE SERVIÇOS
ILUMINAÇÃO PÚBLICA
Redução do consumo de energia elétrica;
Aprimoramento da qualidade de iluminação pública;
Valorização do patrimônio público;
Redução dos índices de criminalidade;
Otimização do monitoramento e controle da iluminação pública;
Redução da emissão de poluentes;
Gestão conectada dos ativos urbanos (Smart City)

ILUMINAÇÃO PÚBLICA – LEVANTAMENTOS A SEREM FEITOS PELA EMPRESA
Cadastro Técnico detalhado e georreferenciado (tecnologia empregada, quantitativo de lâmpadas por ponto, potência, logradouro) dos Pontos de Iluminação Pública de Santa Luzia;
Quantitativo de Pontos Exclusivos de Iluminação Pública;
Extrato detalhado da(s) Conta(s) do Fundo de Iluminação Pública;
Faturas e histórico de consumo de energia elétrica;
Contratos de manutenção da rede de Iluminação Pública;
Demais informações técnicas (Reunião específica);
Legislação e atos normativos (Reunião específica).

MOBILIÁRIO URBANO
Instalação de abrigos e paradas de ônibus e relógios digitais;
Melhoria no paisagismo urbano;
Veiculação de informações de interesse público;
Ausência de ônus financeiro;

MOBILIÁRIO URBANO – LEVANTAMENTOS A SEREM FEITOS PELA EMPRESA
Quantitativo e localização de pontos de ônibus;
Principais vias de fluxo;
Infraestrutura atual de abrigos de ônibus;
Identidade visual;
Mapeamento de praças, parques e jardins;
Mapeamento de fibra-ótica;
Legislação e atos normativos (Reunião específica).

PRÓXIMOS PASSOS
Fechamento fase de coleta de dados para o PMSB (Plano Municipal de Saneamento Básico);
Início dos trabalhos na frente de Iluminação Pública;
Início dos trabalhos na frente de Mobiliário Urbano;
Realização das reuniões específicas.