Inicio » Notícias » Prefeitura adquire novas lixeiras para reduzir os pontos de acúmulo de lixo

Prefeitura adquire novas lixeiras para reduzir os pontos de acúmulo de lixo

27 de setembro de 2019

A Prefeitura de Santa Luzia acaba de adquirir, através da secretaria municipal de Obras, 140 novas lixeiras de grande porte. Feitas em aço e pintadas de verde folha, os equipamentos serão chumbados em pontos críticos de acúmulo de lixo da cidade, sobretudo naqueles em que não há acesso para o caminhão da coleta.

Foram compradas 120 unidades de 1,5m de largura (por 1m de profundidade) e outras 20 maiores, com tampa dupla, de 2,4m de largura. Já estão definidos 40 pontos para instalação. Outros pontos serão escolhidos em breve, a partir de demandas populares. Estas serão previamente submetidas a análise de viabilidade por parte das secretarias de Obras e de Desenvolvimento Urbano. Um dos critérios adotados será o de que o novo equipamento não venha a atrapalhar a livre circulação de pedestres no passeio público.

No momento, as 140 peças estão sendo adesivadas com uma arte que traz uma mensagem de conscientização: “Jogue limpo com Santa Luzia”. “É importante que a população colabore, não usando as lixeiras para descartar entulho e nem sujando-as com pixações”, diz João Pedro Silva Batista, superintendente de limpeza urbana.

Outras lixeiras, menores, estão incluídas no processo de licitação para a implementação de novo mobiliário urbano, que está em fase de formatação. Também em estudo está a implementação de coleta seletiva em toda a cidade. Para solicitar a instalação de uma das novas lixeiras, o munícipe deve entrar em contato com a Ouvidoria Municipal, através do fone 3641-5858 ou diretamente no site da Prefeitura: www.santaluzia.mg.gov.br