Inicio » Notícias » Prefeitura anuncia grandes obras para a Educação em Santa Luzia

Prefeitura anuncia grandes obras para a Educação em Santa Luzia

11 de abril de 2019

Maior pacote de obras para a área irá beneficiar 15 mil alunos de 27 comunidades luzienses. Também haverá a ampliação do Projeto Escola Integral para mais 5 escolas municipais e retorno da merenda escolar para mais 7

Na tarde desta quinta-feira (11), o Prefeito Delegado Christiano Xavier anunciou diversas obras que serão realizadas na rede municipal de ensino de Santa Luzia. Esse grande investimento tem o intuito de melhorar o atendimento e garantir mais qualidade de ensino ao município. O ato foi realizado no auditório da Prefeitura e contou com a presença de vereadores, outras autoridades e profissionais da rede municipal.

Os números são impressionantes. Serão 18 escolas reformadas, duas novas Umei’s construídas, 3.084 novas vagas para alunos, 14.973 alunos beneficiados diretamente, 27 comunidades beneficiadas, ampliação do Projeto Escola Integral para mais cinco escolas e retorno da merenda escolar para a cantina de outras instituições de ensino.
“Mesmo com a crise financeira, temos encontrado contornos alternativos e criativos para o crescimento da cidade. Hoje anunciamos esse pacote de obras, em um momento em que o Estado está fechando 500 escolas integrais, tudo isso com um recurso que já está nos caixas. São verbas carimbadas, destinadas para este fim”, explicou o chefe do Executivo.
Além das obras de reforma e ampliação, houve o aumento da frota própria para transporte escolar, o que sanou o problema daqueles que não tinham acesso e aumentou de 1.004 para 1.197 alunos atendidos. Essas ações atendem diretamente aos Termos de Ajustes de Conduta (TAC’s), junto ao Ministério Público, que faziam exigências para a educação, encerrando o problema e garantindo o acesso e a qualidade do ensino.

“As obras e reformas à serem realizadas pela Secretaria Municipal de Educação visam melhorias na qualidade do atendimento, ampliando-os e beneficiando os estudantes e os profissionais da educação”, ressaltou o Secretário Ermelindo Martins Caetano, que contou que os recursos para todas as obras são recursos perdidos, que foram recuperados junto ao Ministério da Educação e à Secretaria de Estado de Educação.

CONSTRUÇÂO DE SALAS PARA INUTILIZAR CONTÊINERS

• Escola Municipal Sinhá Teixeira da Costa, bairro São Geraldo
    2 novas salas
  • Escola Municipal Ana Zélia de Morais Lara, bairro São Cosme
  • Escola Municipal Ceçota Diniz, bairro Bom Jesus
  • Escola Municipal Síria Thébit, bairro Cristina B
  • Escola Santa Luzia, bairro Nossa Senhora das Graças
    6 salas
  • Escola Municipal Marina Viana de Castilho, bairro Londrina.

REFORMA E CONSTRUÇÃO DE NOVAS QUADRAS

• Serão construídas quadras na Escola Municipal Professora Sueli Lima de Melo (Palmital B), Escola Municipal Jacinta Enéias Orzil (Cristina C) e Escola Municipal Dom Pedro II.
  • Serão reformadas quadras na Escola Municipal Edward Lima (Palmital – Setor 7), Escola Municipal Jaime Avelar (Bom Destino) e Escola Municipal Miguel Resende (bairro São Benedito).
    Todas os processos já foram encaminhados para o setor de Licitações.

AMPLIAÇÃO DO PROJETO ESCOLA INTEGRAL
Para as escolas municipais Luísa Rosália Diniz Ketish, Edward Lima, Jaime Avelar, Jacinta Enéias Orzil e Maria José de Brito, além da Escola Municipal Dom Pedro II, onde já existe.

EDUCAÇÃO INFANTIL
Construção de UMEI na Chácara Santa Inês (recurso já assegurado);
Construção de UMEI na antiga sede da Escola Municipal Maria José de Brito, no bairro São Cosme;
Reforma e ampliação de salas na UMEI Cornelina Carvalho Silvério;
Reforma e ampliação de salas na UMEI Nossa Senhora Aparecida;
Reforma e ampliação de salas de aula na UMEI Cecília Meireles;
Reforma e construção de contenção pluvial na UMEI Antônio Gomes Damião.

REFORMAS ESTRUTURAIS

• Escola Municipal Maria José de Brito, bairro São Cosme.
    Contenção da rede de águas pluviais, colocação de grama, reforma dos passeios e construção de parte do muro de arrimo (já concluído);
  • Escola Municipal Marina Viana de Castilho, bairro Londrina
    Sondagem do terreno e projeto para construção do muro (concluído) e construção do muro de arrimo em risco de queda (em andamento).