Inicio » Notícias » Prefeitura assume gestão para funcionamento do Hospital São João de Deus

Prefeitura assume gestão para funcionamento do Hospital São João de Deus

10 de setembro de 2018

Decreto foi assinado na manhã desta segunda-feira pelo prefeito

O Prefeito Delegado Christiano Xavier promoveu na manhã desta segunda-feira (10), na Capela do Hospital São João de Deus, a assinatura do decreto número 3.351/2018, que dispõe sobre a requisição por parte do município, do prédio da Instituição e seus bens móveis.
A intervenção retomará os serviços de saúde prestados pelo Hospital em etapas, visando uma prestação eficaz aos usuários. A prioridade será a maternidade, pediatria e cirurgia. Em seguida, os serviços de clínica médica e demais especialidades.
“Mesmo em um momento de crise, estamos assumindo, mas com responsabilidade, a direção do Hospital. Estamos dando um passo importante, cumprindo uma das nossas propostas de governo que é a reabertura dessa Instituição, que vai surtir resultados positivos para toda a população de Santa Luzia”, disse o prefeito.
Ainda segundo o chefe do executivo a reabertura do Hospital vai gerar uma enorme produtividade e economia de R$ 1 milhão aos cofres públicos. Ele também ressaltou que a expectativa é que as reformas na Instituição comecem em 10 dias e o Hospital volte a funcionar dentro de, no máximo, 40 dias.
A intervenção foi de comum acordo com a Irmandade e com supervisão do Ministério Público. Os bens e serviços, como insumos, medicamentos, materiais, equipamentos, gestão do pessoal médico e auxiliar, entre outros serão gerenciados pelo município. “A assinatura do decreto foi a forma mais rápida que encontramos para a reabertura do Hospital, para que tudo seja feito o mais rápido possível e de maneira transparente. É um momento histórico pra todos nós porque a Instituição ficou fechada há vários anos e o prefeito entende que o melhor pra comunidade é a reabertura do Hospital”, afirmou o Prior da Irmandade do Hospital São João de Deus, Camilo Teixeira da Costa Filho.
Com quase oito meses de gestação, a auxiliar de serviços Brenda Costa aprovou a iniciativa da prefeitura e tem esperança de que seu filho possa nascer no hospital. “Estou muito feliz. Foi uma excelente coisa que o prefeito fez porque Santa Luzia precisa da maternidade. Quando precisamos de obstetra temos que ir à Belo Horizonte. Ainda falta mais de um mês pra eu ter o meu filho e se Deus quiser, ele será um luziense”, disse.
Também estiveram presentes na assinatura do Decreto, o Vice-prefeito, Pastor Sérgio, a Secretária Municipal de Saúde, Nádia Duarte e um dos membros da comissão que vai gerenciar o Hospital, Dr. Paulo de Tarso.
O Hospital São João de Deus é uma instituição filantrópica e está no município há mais de 100 anos, tendo como uma das principais metas atender a população menos favorecida. Ele foi fechado em 2013 e desde então o município está sem maternidade, contanto apenas com o hospital municipal e duas UPA’s.

[huge_it_portfolio_id=”24″]