Inicio » Notícias » Prefeitura de Santa Luzia promove a adoção de 15 equídeos

Prefeitura de Santa Luzia promove a adoção de 15 equídeos

18 de dezembro de 2019

A Prefeitura  de Santa Luzia, através do Departamento de Controle de Zoonoses da secretaria da Saúde, promoverá no sábado (21), feira de adoção de 15 equídeos que foram retirados das ruas ou encontravam-se em situação irregular ou de maus tratos. Dentre os animais a serem doados há cavalos, burros e mulas, entre machos e fêmeas de diversas idades. O objetivo principal da ação é transferir esses animais da zona urbana para a zona rural do município.

A feira será realizada nas dependências da Prefeitura (em frente a base do SAMU), das 9h às 13h, e os interessados em se tornar adotantes terão de preencher, no ato da adoção, uma ficha de cadastro e apresentar documentação que inclui RG, CPF, comprovante de residência recente e comprovante de propriedade do imóvel no qual o animal será instalado (acompanhado de fotos).  Este local terá de atender a certas exigências: ser sítio, chácara ou fazenda, estar dentro do município e contar com condições sanitárias básicas. Uma vez aprovado o cadastro, o adotante deverá assinar ainda o Termo de Compromisso de Adoção.

A Prefeitura esclarece aos interessados que não se trata de animais de valor comercial, sendo que alguns deles apresentam, inclusive, problemas de locomoção congênitos ou sequelas de maus-tratos sofridos na vida pregressa. Esclarece ainda que estes não poderão ser submetidos a qualquer tipo de trabalho, especialmente o de tração (de carroça, charrete ou arado) e tampouco poderão ser usados em competições esportivas, como saltos ou corridas.

Os interessados deverão comparecer na data e local estipulados, munidos da documentação exigida , quando receberão uma senha, a ser distribuída por ordem de chegada, que será considerada na distribuição dos animais disponíveis. A quantidade máxima de animais a serem doados por pessoa interessada estará condicionada ao número de cadastros efetuados e à capacidade comprovada do local indicado pelo adotante.