Inicio » Notícias » Prefeitura de Santa Luzia promove evento de combate à corrupção

Prefeitura de Santa Luzia promove evento de combate à corrupção

12 de dezembro de 2019

O auditório central da Prefeitura de Santa Luzia recebeu, na manhã desta quinta-feira (12), um ciclo de palestras em alusão ao Dia Municipal de Combate à Corrupção e Fomento à Transparência, comemorado no dia 9 de dezembro segundo determinação do Decreto Municipal 4.061. Profissionais conceituados no Estado estiveram na cidade para falar sobre o tema e compartilhar conhecimentos.

A abertura do evento ficou à cargo do Prefeito Delegado Christiano Xavier, que assinou o Termo de Cooperação com a Controladoria Geral do Estado de Minas Gerais. O termo envolve várias ações, mas em especial a capacitação de servidores da Controladoria Geral do Município. “Quando assumimos não existia na cidade uma controladoria institucionalizada, nem mesmo controle de fluxos e das contas. Essas medidas de controle são de extrema importância e nosso objetivo é melhorar cada vez mais. Vamos juntos ajudando uns aos outros a mudar realidade da nossa cidade”, destacou o prefeito.

Depois da assinatura, o Controlador Geral do Estado, Rodrigo Fontenelle ministrou a primeira palestra sobre “Controle interno e instrumento de governança”, destacando pontos importantes. “Recebemos diversas capacitações pela CGU e estamos repassando para as prefeituras. Lançamos recentemente a campanha de integridade e vimos que Santa Luzia aderiu. Isso é muito importante”, enfatizou Fontenelle. A campanha mencionada são cartazes e plotagens em locais estratégicos, que trazem mensagens e reflexões sobre nossas atitudes.

As próximas palestras falavam sobre “Integridade e Compliance: Integridade e excelência na geração do valor público”, com o professor da Fundação Getúlio Vargas Marcos Caldeira; “Ferramentas de prevenção e combate à corrupção”, com o Controlador Geral de Contagem, Weber Dias Oliveira; “A incerteza e ignorância como ferramentas de combate à corrupção”, com o Diretor do Centro de Instrução de Sigilos, Cláudio Andrade Rêgo e o encerramento ficou por conta do Controlador Geral do Município, Sandoval Prado de Oliveira, que apresentou as “Perspectivas do Controle Interno do Município de Santa Luzia”.

O combate à corrupção e o fomento à transparência são atitudes que norteiam a gestão da Prefeitura de Santa Luzia. Várias medidas foram implantadas desde a criação do departamento de controle, que também abrange a corregedoria. Entre as ações estão a criação de um plano anual de controle interno, o programa de Integridade, o assessoramento às secretarias de forma pedagógica e preventiva, aperfeiçoamento do estatuto do servidor, criação de um código de ética para o servidor, entre outros.