Inicio » Notícias » Prefeitura entrega recuperada a ponte do Córrego Frio

Prefeitura entrega recuperada a ponte do Córrego Frio

17 de dezembro de 2019

A Prefeitura de Santa Luzia, através da secretaria de obras, entregou, na tarde da terça-feira (17) a nova ponte sobre o Córrego Frio, tributário do Rio das Velhas, no bairro Córrego Frio. A nova ponte, com capacidade máxima de 30 toneladas, foi construída ao longo de 45 dias e custou cerca de 400 mil reais dos 900 mil que foram obtidos pelo Executivo em Brasília, através do Ministério da Integração.

A antiga ponte havia sido destruída pelas chuvas do ano passado. A previsão era de que fosse refeita somente a margem direita, que havia sido mais afetada. No entanto, as escavações revelaram que as fundações de ambos os lados eram curtas demais, com apenas 1,5m de profundidade, e por esta razão ambos os lados foram refeitos – com gabiões e fundações que agora atingem 18m. O tabuleiro, por sua vez, foi reaproveitado tendo sido apenas repintado. As obras foram realizadas pela Criar Engenharia, de Belo Horizonte.

“Não tinha jeito de passar aqui, um grande problema para mim, que tenho de atravessar com caminhão”, disse o industrial Márcio Antonio Martins, que concluiu “Agora está tranquilo. Ficou ótimo!”. Reforçada, a nova obra deverá resistir à fúria das águas, que naquele local chegava a cobrir o leito da ponte, segundo moradores locais. “ Nosso propósito foi o de desenvolver um projeto que fosse a um só tempo eficaz e de baixo custo de implantação”, esclareceu José Carlos da Silva, superintendente de obras da Prefeitura, acrescentando que as estacas utilizadas foram do tipo raíz, com 310mm de diâmetro.

Presente ao ato de entrega da obra, na companhia do vice, Pastor Sérgio, o prefeito, delegado Christiano Xavier, mostrou-se satisfeito com o resultado. “Será feita ainda a manutenção das vias do entorno”, disse. A Prefeitura aproveita para solicitar aos munícipes que não descartem lixo ou entulho no local.