Inicio » Notícias » Prefeitura inaugura consultório odontológico na UBS Bom Destino

Prefeitura inaugura consultório odontológico na UBS Bom Destino

17 de setembro de 2019

A Prefeitura de Santa Luzia inaugurou, na manhã desta terça-feira (17), o consultório odontológico na unidade básica de saúde (UBS) do bairro Bom Destino. Agora, a população não precisará mais se deslocar até o centro odontológico, no centro da cidade, para conseguir atendimento. “Sempre que precisávamos de atendimento odontológico, tínhamos que ir ao centro de Santa Luzia e lá é muito fora de mão. Essa inauguração é a melhor coisa para nós”, comemora a babá Luciene Pereira de Almeida. Também moradora do bairro, Andréa dos Santos Alves aprovou a iniciativa. “É muito bom, a população estava esperando muito um consultório odontológico. Nossa expectativa é muito boa”, diz.

A Secretária Municipal de Saúde, Nádia Duarte Tomé, ressaltou que um dos objetivos da gestão é ampliar e fortalecer o atendimento na atenção primária, inclusive implantando o serviço de saúde bucal dentro das unidades de saúde. “Quando chegamos havia apenas 7% de cobertura da saúde bucal na atenção primária. Com essa unidade, passamos para 17%. Não é o suficiente, mas é um passo importante. Há mais de dez anos a gente vem tentando investir nessa assistência [bucal], porém é uma assistência que não tem financiamento do Estado, tem um baixo financiamento Federal, por isso temos que fazer economia no município para conseguir ampliar a cobertura”, disse. “Graças à economia que estamos fazendo, baseada em uma gestão séria e com boas práticas, conseguimos ampliar o serviço para a população”, pontuou.

“Fico muito feliz e honrado de estar aqui entregando esse consultório odontológico para a população. Sei que era uma necessidade antiga e nosso objetivo é ampliar o atendimento e abranger todo o município”, disse o Prefeito Delegado Christiano Xavier.

Segundo a Coordenadora de Saúde Bucal, Scyomara Araújo, serão realizados cerca de 300 procedimentos mensais, entre restauração de amálgama e resina, extração, limpeza simples e atendimentos de urgência, além de palestras tanto nas escolas, quanto com grupos prioritários. “Os pacientes já podem procurar a unidade de saúde onde será feito o levantamento de necessidade. Os atendimentos já começam a partir de agora, com agendamentos pela manhã e pela tarde”, explica.

Na próxima semana, a atenção primária receberá novos profissionais, que estarão semanalmente em todas as unidades de saúde do município. São eles: cardiologistas, pediatras, ginecologistas e psiquiatras.
Estiveram presentes além do Prefeito e da Secretária Municipal de Saúde, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, população, entre outros.