Inicio » Notícias » Prefeitura inicia pesquisa sobre calçamento original no Centro Histórico

Prefeitura inicia pesquisa sobre calçamento original no Centro Histórico

29 de agosto de 2019

Começaram, na manhã desta quinta-feira (29), as escavações para pesquisa sobre o calçamento original da Rua Direita, no Centro Histórico da cidade. O trabalho está sendo realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e atende a uma solicitação do Ministério Público. Técnicos do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA) acompanham a ação e, junto com profissionais da Secretaria de Cultura, buscam medidas para minimizar os impactos nas edificações, já que o centro histórico tem tombamento estadual.

Nessa fase, as prospecções serão realizadas em cinco pontos pré-definidos. “O objetivo é conhecer as intervenções que já ocorreram na via ao longo dos anos. É uma análise arqueológica de vários pontos para identificar todo processo já realizado no local”, explicou o engenheiro do IEPHA, Geraldo Lima.

Segundo a arquiteta e urbanista da Secretaria Municipal de Cultura, Fabiane Calazans Santos, esse é um trabalho complexo e de longo prazo. “Estamos começando com as escavações e só depois disso teremos informações suficientes para elaboração de um projeto. A ideia inicial da Promotoria é recuperar todo calçamento original, mas é preciso estudar até mesmo a viabilidade disso, devido a vários fatores”, ressaltou.

O primeiro ponto de escavações está sendo feito em frente ao Solar da Baronesa. De acordo com os documentos encontrados, a primeira pavimentação moderna da rua é de meados da década de 1940. “É preciso analisar como um todo. As edificações, acessibilidade, passeios construídos, comércios. O projeto que deverá ser feito a seguir será uma consequência dessas pesquisas. Pode ser que seja resgatado o calçamento original em toda via ou apenas em algum ponto específico. Tudo isso dependerá das informações adquiridas nesse processo”, completou a arquiteta do IEPHA, Helena França Alves.