Inicio » Notícias » Prefeitura leva assistência social aos moradores do Maquiné

Prefeitura leva assistência social aos moradores do Maquiné

22 de agosto de 2019

O CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, equipamento público subordinado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Santa Luzia, promoveu, na manhã desta quinta-feira (22) um conjunto de atividades na comunidade do Maquiné, no Bairro Bom Destino. Foi a 1ª ação do órgão na localidade.

Nas dependências da Igreja de São Sebastião do Maquiné, gentilmente cedidas pela Paróquia de N. Sra. Aparecida, os profissionais da assistência social desenvolviam várias ações simultâneas. Uma delas era o corte de cabelo gratuito, realizado por alunos da empresa parceira Escola Profissionalizante Divina Providência.

Enquanto isso, outros assistentes ajudavam as pessoas da comunidade a obter isenção na emissão e/ou a emissão de documentos. Um terceiro núcleo, ligado à PAIF, que é o Serviço de Atenção Integral à Família ministrava a 1ª de 4 palestras da oficina “Gestando e Amamentando”, que tem o intuito de esclarecer as futuras mamães quanto a estas fases da maternidade.

Os serviços prestados incluíam isenções para: A) 2ª via de Certidões de Nascimento, Óbito e Casamento; 2ª via de Certidão de Casamento com averbação de divórcio ou viuvez. B) CPF (primeira via e alterações cadastrais). C) Carteira de Identidade. E ainda: D) Agendamento de Carteira de Identidade. E) Auxílio Sepultamento. F) Auxílio Migrante. G) Bilhete do Idoso. H) Orientação para o Cartão Ótimo Sênior. I) Orientação BPC (Benefício de Prestação Continuada para deficiente e idoso). J) Isenção de IPTU. K) Cadastro do CAD Único e L) Oficinas do PAIF e acompanhamento familiar.

O trabalho envolveu técnicos sociais, cadastradores do CAD Único, orientadores sociais, oficineiros e pessoal administrativo, todos empenhados em levar a presença do poder público à comunidade e divulgar esse trabalho, buscando inclusive formar multiplicadores.

Os que compareceram, no período das 9 da manhã à 1 da tarde, foram atendidos naquilo que necessitavam ou já deixaram agendadas data e hora para um futuro atendimento completo. Em breve, a iniciativa será estendida para outros pontos do Bairro Bom Destino.