Inicio » Notícias » Prefeitura promove capacitação para funcionários da Zoonoses na FUNED

Prefeitura promove capacitação para funcionários da Zoonoses na FUNED

13 de março de 2019

A Prefeitura de Santa Luzia, por meio do Departamento de Controle de  Zoonoses, promoveu na manhã desta quarta-feira (13), uma capacitação  profissional para  os Agentes de Combate a Endemias que prestam  serviço  no município. O treinamento foi realizado na FUNED – Fundação Ezequiel Dias, no bairro Gameleira, e teve como objetivo preparar os agentes para prestarem um serviço de qualidade à população luziense. A palestra foi ministrada pelo biólogo Rafael Batista Pereira que mostrou a importância de conhecer e saber lidar com animais peçonhentos, serpentes e escorpiões, durante a rotina de trabalho cotidiana.

De acordo Rafael Batista, a capacitação se faz necessária, pois os Agentes de Combate a Endemias se deparam com casos e acidentes com animais  peçonhentos durante o exercício da profissão. “Os animais peçonhentos geram muitas dúvidas e existem muitos mitos relacionados a esses animais, por isso  é importante  disseminar informações precisas e corretas sobre os acidentes   e o comportamento deles. Os agentes atuam diretamente nessa questão,  e  precisam ser  capacitados de forma correta”, explica o biólogo.

Para Viviane Moreira Amorim, Veterinária Coordenadora do Departamento de Controle de Zoonoses da Prefeitura, o objetivo da parceria que se tem feito com a FUNED é promover uma capacitação técnica para todos os  funcionários do setor. “A intenção é que eles possam ser qualificados e aprimorem em suas funções. Essas capacitações vêm sendo feitas com todos os nossos programas. Já foi realizado  treinamento  sobre a  doença de Chagas,  e agora  sobre os animais  peçonhentos, pois temos uma demanda muita extensa, principalmente em relação aos escorpiões”, conta Viviane.

A Educadora em Saúde Gisele Alves, participou da capacitação. Ela considera a iniciativa muito importante. “Essa capacitação é necessária para que possamos adquirir mais conhecimento para atender melhor as pessoas, não somente em visitas domiciliares, mas também em palestras educativas.  Tivemos a oportunidade de  tirar dúvidas, o que  é  essencial para o  desenvolvimento de nossas atividades”, pontua Gisele.  A capacitação vai  beneficiar cerca de  100 pessoas.  Serão quatro dias de treinamento para que todos os funcionários  do setor sejam beneficiados.