Inicio » Notícias » Prefeitura promove capacitação para profissionais da saúde

Prefeitura promove capacitação para profissionais da saúde

22 de outubro de 2019

Treinamento abordou técnicas sobre o método Canguru

A Prefeitura de Santa Luzia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu nesta terça-feira (22), no auditório do central, uma capacitação que aborda as especificidades do método Canguru, que consiste em estratégias de humanização e amamentação para recém nascidos   abaixo  do peso.  O treinamento será ministrado em sete módulos, sendo dois dias de atividades.  A capacitação é direcionada para médicos, enfermeiros, equipes do NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da família e equipe odontológica.

Os módulos do treinamento  consistem  na aplicação de técnicas relacionas a  3 ª etapa do método canguru, que  são iniciadas  no momento que a criança  tem alta  hospitalar. A 1ª e 2ª etapas são aplicadas  durante a internação em  unidade  hospitalar. Neste momento, pós alta,  o bebê  precisa ser acompanhado por  um  grupo de profissionais da saúde  das equipes das Unidades Básicas de Saúde.

O método mãe canguru é uma técnica de atenção do recém-nascido em situação de baixo peso ao nascer ou prematuridade que se fundamenta no contato pele a pele entre a mãe o bebê e nos cuidados na alimentação, estimulação e proteção. O contato pele a pele também pode ser fornecido pelo pai ou por outro adulto. A equipe de saúde deve estar adequadamente treinada para orientar de maneira segura os pais a realizar a posição canguru.

O procedimento  é uma boa estratégia para a redução da mortalidade neonatal, utilizada pelo governo brasileiro e integra a PNAISC – Política Nacional de Atenção Integral a Saúde da Criança do Ministério da Saúde. Um dos pilares do método canguru é o estímulo ao aleitamento materno, incentivando a presença constante da mãe junto ao recém-nascido, e o contato precoce com seu filho.

A segunda etapa do treinamento será realizada na próxima terça-feira (29).