Inicio » Notícias » Prefeitura promove palestra sobre conscientização do Centro Histórico

Prefeitura promove palestra sobre conscientização do Centro Histórico

8 de novembro de 2019

Cerca de 30 pessoas estiveram presentes à palestra para conscientização sobre o Centro Histórico de Santa Luzia, promovida pela prefeitura através da secretaria da Cultura e Turismo e realizada na noite da quinta-feira (7) no Teatro Municipal Antonio Roberto de Almeida.

Ao longo de pouco mais de uma hora, 5 servidores da municipalidade esclareceram aos presentes os cuidados que vêm sendo tomados para a preservação do Centro Histórico da cidade, bem como as ações previstas para a conservação do patrimônio público.

A palestra foi aberta pelo historiador Marco Aurélio Fonseca, que apresentou os demais palestrantes. A arquiteta Márcia Dantas foi a primeira e discorreu sobre a história da cidade, tombamentos e a preservação do patrimônio, tanto material quanto imaterial. Ela foi seguida pela colega Márcia Souza, também arquiteta e urbanista, que falou sobre as técnicas de restauro que estão sendo utilizadas na recuperação do Solar Teixeira da Costa.

Na sequência, a também arquiteta e urbanista Luisa Horta, da secretaria de Desenvolvimento Urbano, falou sobre os procedimentos para emissão de alvará para intervenções nos imóveis do Centro Histórico. Por fim, a fiscal de posturas Flávia Almeida descreveu a legislação vigente e os procedimentos de fiscalização para a proteção dos imóveis da área.

O evento foi encerrado após uma sessão de perguntas e respostas entre a platéia e os palestrantes.