Inicio » Notícias » Prefeitura promove palestras e pulverização em cavalos, com carrapaticida, contra a febre maculosa

Prefeitura promove palestras e pulverização em cavalos, com carrapaticida, contra a febre maculosa

26 de junho de 2019

A prefeitura de Santa Luzia, por meio do Departamento de Controle em Zoonoses e Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, realizou na tarde desta terça-feira (25),  no auditório do centro administrativo, uma palestra  com o tema “Febre Maculosa”.  A iniciativa faz parte das ações de prevenção à doença que estão sendo desenvolvidas por todo município e tem com objetivo principal evitar os surtos da doença e óbitos na cidade.

Durante a palestra, a veterinária Viviane Moreira  explicou  as formas  de contágio da Febre Maculosa, como é a transmissão, cuidados, sintomas e maneiras de prevenção.  “A importância do evento se justifica na necessidade de informar para a população, principalmente para os proprietários de animais de grande porte, as particularidades desta doença. Cada um precisa fazer sua parte, assim conseguiremos ter um bom controle”, explicou a veterinária. 

Presente no evento, o prefeito Delegado Christiano Xavier salientou  a importância de se ter os cuidados com a saúde e pediu  que todos sejam multiplicadores das informações obtidas com  a palestra ministrada. Ele explicou a importância dos cuidados que a população precisa ter e informou que a Prefeitura disponibilizará o carrapaticida através de ações promovidas no município. 

Após a palestra, funcionários do Departamento de Zoonoses realizaram   borrifação com aplicação de carrapaticida em  cavalos de propriedade de  moradores  da cidade que estavam  no evento. De acordo com o departamento a ação será estendida por todo município para que  todos os animais  sejam contemplados. Ainda de acordo com o setor, nos próximos dias será divulgado um cronograma com os  locais onde serão montados pontos estratégicos  para atendimento à  população  para realização da borrifação. 

O  produtor  rural José Gomes de Freitas parabenizou a iniciativa. “Muito interessante  esta ação, vivo no campo e este aprendizado  vai me ajudar a  transmitir o conhecimento adquirido para meus filhos, netos e vizinhos”,  disse.

Compareceram na palestra, produtores rurais,  carroceiros, presidente da associação rural, pequenos criadores, funcionários da Secretaria Municipal de  Saúde, além de secretários municipais e vereadores.