Inicio » Notícias » Prefeitura realiza apreensão de veículos abandonados em vias públicas

Prefeitura realiza apreensão de veículos abandonados em vias públicas

21 de fevereiro de 2019

A Prefeitura de Santa Luzia realizou na tarde desta quinta-feira (21), a apreensão e remoção de veículos abandonados em vias públicas e logradouros do município. A ação foi realizada pela Guarda Civil Municipal, com a presença do Secretário de Segurança Pública, Islande Batista e do Prefeito Delegado Christiano Xavier, que acompanhou toda ação. Foram apreendidos veículos nos bairros Cristina e Duquesa.

Além dos transtornos à população como obstrução de vias, um automóvel abandonado traz riscos à saúde pública. Eles são focos para a proliferação de doenças, podendo ser criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue e de outras doenças. Segundo a Guarda Civil Municipal já foram realizadas mais de 20 remoções de veículos desde o início de fevereiro.

De acordo com Prefeito de Santa Luzia, Delegado Christiano Xavier, o objetivo da operação foi para se fazer cumprir a lei 3980/2018, proposta pelo executivo municipal, que dispõe sobre o recolhimento de veículos abandonados em vias ou logradouros públicos. “Santa Luzia agora vai ter lei. Estamos aqui cumprindo essa lei que entrou em vigor em outubro do ano passado. Essa cidade tem lei para quem faz abandono de veículo nas ruas, eles serão removidos e levados para pátios credenciados para ir à leilão. Precisamos moralizar a cidade de Santa Luzia, criando leis contra a corrupção e inibindo atos ilícitos em nosso município, estamos agindo dentro do principio da legalidade”, disse o chefe do executivo. O prefeito ressaltou que a população deve colaborar para que a cidade cresça e se desenvolva.

De acordo com o Comandante da Guarda Civil Municipal de Santa Luzia, Wallison Santos Batista, diante da situação de abandono de veículo é feita uma notificação. O proprietário tem o prazo de cinco dias para se manifestar e retirar o veículo da via. Após esse período, o veículo é removido. Ainda conforme o comandante, as notificações irão acontecer regularmente.

Podem ser apreendidos, os veículos que se encontram nas seguintes situações:

• Veículo estacionado em via pública há mais de 5 (cinco) dias consecutivos;
• Veículo em via pública, com sinais exteriores de abandono, depredação ou impossibilidade de deslocamento sem auxílio, há mais de 5 (cinco) dias consecutivos;
• Veículos com sinais de visível mau estado de conservação, carroceria com evidentes sinais de colisão ou ferrugem, falta de uma ou mais rodas, vidros quebrados, portas abertas ou destravadas, com falta de placa, sinais de incêndio, sinais de depredação ou destruição e veículos impossibilitados de locomoção.
Para denunciar o abandono de veículos no município, o telefone é 3641-5858 ou 153.