Inicio » Notícias » Prefeitura realiza últimas Pré-Conferências de Saúde

Prefeitura realiza últimas Pré-Conferências de Saúde

8 de abril de 2019

Foram realizadas no último final de semana, no auditório da Escola Estadual Professor Domingos Ornelas, em Santa Luzia, as últimas Pré-Conferências que antecedem a 9º Conferência Municipal de Saúde, que acontecerá no próximo sábado (13). O evento contou com a participação de profissionais da saúde do município, secretários municipais, vereadores, comunidade, dentre outros .

O objetivo da realização das Pré-Conferências, além de ser um dispositivo legal, é a oportunidade para se discutir as diretrizes da saúde pública e melhorias para o sistema de saúde. As discussões envolvem membros da sociedade civil, governo e profissionais da saúde. Este ano, a temática abordada foi “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação de Financiamento do SUS”. “As Pré-Conferências são uma oportunidade para se fazer um balanço da política atual, traçar caminhos para dar ao governo condições de realizar um planejamento futuro sobre ações de saúde pública e preparar essas propostas para serem envidas para Conferencia Municipal”, disse a Secretaria de Saúde, Nádia Duarte Tomé.

As Pré-Conferências se baseiam no fortalecimento do controle social, que é um mecanismo federal. “É importante que haja esses debates sobre saúde, com a participação efetiva da sociedade civil, usuários do sistema de saúde e do governo, assim, o sistema de saúde se fortalece enquanto sistema de saúde potente”, finaliza a Secretária.
As atividades envolvendo as últimas Pré-Conferências foram realizadas no final de semana, na Sede do Município, para garantir a efetiva participação popular.