Inicio » Notícias » Prefeitura reativa a cantina e o preparo da merenda na EM Profa. Síria Thebit

Prefeitura reativa a cantina e o preparo da merenda na EM Profa. Síria Thebit

6 de setembro de 2019

Em cerimônia que contou com a presença do prefeito, Delegado Christiano Xavier; do vice, Pastor Sérgio; do Secretário Municipal da Educação, Ermelindo Martins Caetano e da diretora Maria Mônica Lisboa, foi reinaugurada, na tarde da sexta-feira (6), a cantina da Escola Municipal Profa. Síria Thebit, no bairro Cristina B. Com a reativação, voltam a ser preparadas na própria escola as merendas dos 900 alunos da instituição.

A reativação da cantina faz parte do Programa Merenda nas Escolas, implementado pela atual gestão como forma de aumentar o frescor e, portanto, a qualidade das refeições servidas aos jovens da rede municipal de ensino. O preparo do cardápio é supervisionado por um profissional nutricionista.

As refeições serão servidas nos 3 turnos em que funciona a escola, a qual além de aulas para o Fundamental I (alunos de 6 a 11 anos), também oferece aulas a 70 alunos do EJA – Ensino de Jovens e Adultos no período noturno.

“Achei excelente, porque há crianças que chegam à escola com fome e, desnutridas, não têm condição de aprender”, disse Maria Gonçalves Dutra, que é mãe do Matheus, de 7 anos. Também os profissionais da instituição estavam contentes com a novidade: “É excelente, porque é uma comida mais saudável. E o aroma desperta o apetite, fazendo com que as crianças comam mais”, disse a secretária da escola, Andréia Martins Marques.

O secretário da Educação destacou que, com o preparo no local, todo o processo se torna mais transparente e confiável: “Refizemos toda a cozinha, com novos equipamentos e utensílios. Agora os próprios pais estarão vendo como estão sendo preparadas as refeições e, assim, atestando seu valor nutricional”, disse Martins Caetano.

Em seu discurso, o prefeito lembrou aos cerca de 100 adultos presentes, além de centenas de crianças, que a ação da Prefeitura na área da Educação vai muito além da reativação de cantinas, passando pela construção de novas UMEIs (Unidades Municipais de Ensino) e pela implementação do programa de Educação Integral . “Só a Educação é a grande mola, capaz de fazer o Brasil voltar a crescer”, disse Christiano Xavier.