Inicio » Notícias » Prefeitura recebe chaves do Hospital São João de Deus Ato marca início de cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta, com objetivo de retomar atividades do HSJD

Prefeitura recebe chaves do Hospital São João de Deus Ato marca início de cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta, com objetivo de retomar atividades do HSJD

5 de fevereiro de 2019

Na tarde desta terça-feira (5), o prefeito de Santa Luzia, Delegado Christiano Xavier e a Secretária de Saúde, Nádia Tomé receberam as chaves do Hospital São João de Deus para dar início ao processo acordado no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado entre a Prefeitura, a irmandade mantenedora do hospital e o Ministério Público, para reabertura da instituição. Durante o evento, também foi nomeada a comissão que ficará responsável pela unidade no período de intervenção municipal.
O primeiro passo para cumprimento do TAC é o início das obras na estrutura física do hospital. A licitação para contratação da empresa que será responsável pela reforma acontece no dia 28 de fevereiro e a revitalização na estrutura física do prédio deve durar cerca de 90 dias.
“Após isso, seguiremos um cronograma que foi pensado de forma responsável e que consta no TAC. Esse cronograma é para balizar nossas ações. Não é um cronograma de datas exatas, alguns daqueles atos podem durar mais, outros durarem menos, mas é um entendimento nosso, juntamente com o Ministério Público e a Irmandade, para que os serviços de saúde sejam reestabelecidos”, explicou o prefeito Christiano Xavier.

O prior da irmandade, Camilo Teixeira, se disse otimista. “Nós sabemos que o único caminho para a reabertura do hospital seria essa intervenção. Do ponto de vista operacional, a maternidade ainda terá que esperar um pouco mais. Neste primeiro momento, o hospital deve começar a trabalhar e ter acesso aos recursos federais, que serão responsáveis para mantê-lo. Hoje, esperamos que tudo corra bem e que o hospital possa voltar a prestar o serviço que sempre prestou na cidade”, disse.
A reabertura do hospital é uma das metas mais importantes da atual administração e objeto de um dos primeiros decretos assinados pelo prefeito Delegado Christiano Xavier. Com a maternidade fechada desde 2013 e o hospital em 2015, é de extrema importância um esforço maior para que os luzienses não sofram mais com a falta de atendimento e sem que nasçam crianças na cidade.
Decreto n° 3.406/2019, que dispõe sobre a nomeação da Comissão Interventora para gerenciar o Hospital São João de Deus.