Inicio » Notícias » Projeto Educação Patrimonial irá oferecer diversas oficinas gratuitas sobre sistema construtivo adobe

3 de maio de 2019

A Prefeitura de Santa Luzia, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo está desenvolvendo o “Projeto de Educação Patrimonial, confecção e aprendizagem sobre adobe”. Durante a realização do projeto no município serão ministradas oficinas que irão abordar o sistema construtivo adobe do século XVIII e XIX. As oficinas serão ministradas no canteiro de obras do Mosteiro de Nossa Senhora de Macaúbas.

Serão ofertadas oficinas com temas relacionados às obras de restauração do muro de adobe do Mosteiro de Macaúbas. O projeto foi desenvolvido pelo memorial da Arquidiocese de Belo Horizonte em 14 de agosto de 2015 e aprovado IEPHA-MG. As oficinas serão realizadas pela Instituição Yara Tupynambá em parceira com a Prefeitura de Santa Luzia.

O curso será composto por seis oficinas: aulas de educação patrimonial e do sistema construtivo (adobe); Confecção do tijolo de adobe; Levantamento da parede em adobe; Confecção do revestimento para parede de adobe; Aplicação do revestimento na parede de adobe e Pintura da parede em adobe. Para cada oficina serão disponibilizadas 15 vagas.
O curso é totalmente gratuito e destinado para toda comunidade, proprietários de edificações tombadas, arquitetos, engenheiros, pedreiros e afins. As inscrições se iniciam no dia 6 de maio e podem ser realizadas no Solar da Baronesa, que fica localizado na Rua Direita, 408. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 3641-4791 ou 3649-7924.