Inicio » Notícias » Samu nas escolas

Samu nas escolas

28 de setembro de 2018

Na última segunda-feira (24), aconteceu o pré-lançamento do projeto Liga Samuzinho, que visa conscientizar crianças e adolescentes sobre a importância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e como os trotes podem prejudicar o andamento do trabalho.

No gabinete do prefeito de Santa Luzia, Delegado Christiano Xavier, a Diretora Técnica e Administrativa do Samu, Adriana Oliveira, explicou como será realizado o projeto. “Serão realizadas aulas teóricas e práticas, com oficinas e palestras educativas de primeiros socorros, e temas de interesse da população como engasgos, queimaduras, desmaios, crise convulsiva, entre outros”, disse. Segundo ela, o objetivo é conscientizar a comunidade buscando assim, diminuir e combater os trotes, chamadas desnecessárias e fazer o maior número de parceiros e multiplicadores.

A ideia é capacitar um grupo de crianças para que sejam multiplicadores, visitando escolas, tanto públicas quanto privadas. Durante a apresentação, Théo, filho do prefeito Christiano Xavier, foi presenteado com um macacão personalizado do Samu. “O projeto estimula as crianças a um comportamento seguro e inibe as ligações desnecessárias, os trotes. São comportamentos multiplicados nas escolas e com as famílias das crianças, possibilitando um melhor desempenho do trabalho do Samu”, disse o prefeito. “Por meio desse projeto as crianças estarão nas escolas, com suas famílias e na sociedade transmitindo aquilo que aprenderam e foram orientados”, destacou o vice-prefeito, Pastor Sérgio.

O projeto ainda está em fase de estudos e adaptação. Santa Luzia deverá ser a primeira cidade da região metropolitana a implantar o serviço, que já existe em Belo Horizonte. O projeto piloto começou no Distrito Federal e já se expandiu para outras cidades brasileiras.

Também estiveram presentes a Secretária Municipal de Saúde, Nádia Tomé e o Secretário Municipal de Educação, Ermelindo Martins, que se colocou à disposição. “Sou a favor de todo projeto que se inicia na base, com crianças, pois adultos já têm hábitos adquiridos. Podem contar comigo e toda secretaria”, reforçou.