Inicio » Notícias » Santa Luzia comemora os 177 anos da Revolução Liberal de 1842

Santa Luzia comemora os 177 anos da Revolução Liberal de 1842

20 de agosto de 2019

Prefeitura realizou, na manhã desta terça-feira (20), um grande evento para lembrar a data

Dia 20 de agosto é uma data muito aguardada pelos luzienses. Há exatos 177 anos, as tropas conservadoras de Duque de Caxias enfrentavam os liberais, comandados por Teófilo Ottoni, na última batalha – entitulada Batalha de Santa Luzia – da Revolução Liberal de 1842, uma das mais importantes lutas armadas do segundo império.
As comemorações começaram logo cedo, no Solar da Baronesa. As autoridades e convidados presentes desfrutaram de um café da manhã e, em seguida fizeram uma visita à exposição sobre a Revolução Liberal que fica no andar superior do sobrado até o final deste ano. Foi lá, que o Prefeito Delegado Christiano Xavier fez uma homenagem ao comandante do 35º Batalhão da Polícia Militar, Tenente Coronel Anselmo, pelos serviços prestados à cidade.

Mas as festividades estavam só começando. Em seguida, todos se dirigiram para o Parque Histórico Recanto dos Bravos, no bairro Córrego das Calçadas, onde foi realizada a solenidade Cívico-Militar, com a condecoração da Láurea Cruz da Batalha ao Pastor Jorge Moreira de Souza, à juíza e Diretora do Foro da Comarca de Santa Luzia, Sabrina Alves Freez e à professora e advogada Lúcia Massara. “É um privilégio estar aqui. Isso representa que estamos desenvolvendo um bom trabalho na cidade. É uma honra fazer parte desse momento tão maravilhoso”, destacou o homenageado Pastor Jorge.
Antes das homenagens, a oradora oficial e professora do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, professora Regina Almeida fez um belo discurso, lembrando pontos importantes da época, como a prisão, julgamento e absolvição dos liberais, incluindo Teófilo Otoni.
“É tudo muito valoroso. A presença do Exército, o discurso da oradora professora Regina, resgatando essa história maravilhosa e ensinando um pouco mais para todos nós. Hoje tivemos a presença de mais de 200 alunos que participaram do curso de educação patrimonial. Esse é um momento de alimentar a alma, refletir e relembrar os fatos históricos e heroicos da nossa cidade”, disse o Prefeito.

O Projeto de Educação Patrimonial Luzias traz para a grade curricular informações sobre fatos ocorridos durante a Revolução Liberal e a Batalha de Santa Luzia. Na primeira fase, o projeto foi direcionado para alunos da Escola Municipal Etelvino de Souza Lima, localizada no bairro onde a batalha aconteceu. Na ocasião, os alunos que se destacaram receberam certificados, que serão trocados por bicicletas.
“É muito importante preservarmos as nossas tradições. O que vimos hoje nesta cerimônia é um belíssimo exemplo. Temos que conhecer a nossa história, valorizar a riquíssima história do Brasil e tirar as lições. Usar o que aconteceu para projetar o futuro que queremos para o nosso país”, enfatizou o Comandante da 4ª Região Miliar, General de Divisão, Altair José Polsin.
“Para os moradores e o nosso bairro é muito importante. Somos conhecidos no Estado e no país. Ficamos muito felizes”, finalizou Regina Gonçalves moradora do bairro Córrego das Calçadas há 69 anos é frequentadora assídua do evento.