Inicio » Notícias » Secretaria Municipal de Saúde retoma a Ouvidoria do SUS

Secretaria Municipal de Saúde retoma a Ouvidoria do SUS

17 de setembro de 2019

Ouvir é mais uma forma de cuidar dos luzienses

Em busca de melhorias no atendimento e garantia da qualidade na prestação de serviços, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, retomou a Ouvidoria do SUS – o novo instrumento de comunicação entre população e a administração pública. A partir de agora, os cidadãos podem registrar suas manifestações no canal Disque Saúde, pelo telefone 136 (ligação gratuita), por formulário na internet ou presencialmente na Secretaria Municipal de Saúde, na sede da prefeitura. A Ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS) é o setor responsável por receber dúvidas sobre as diversas áreas da saúde, reclamações, denúncias, sugestões e elogios quanto aos serviços e atendimentos prestados pelo SUS.

Desde 2011 não há atendimento prestado por um ouvidor da Secretaria de Saúde. E por isso, com a retomada da ouvidoria do SUS no município, a Secretaria de Saúde irá promover a sensibilização dos seus profissionais e a articulação de melhorias nos setores, como hospitais, SAMU, farmácia, administração e unidades básicas de saúde. Além disso, promover intervenções a partir de análises e acompanhamento das principais manifestações recebidas, resultando em um conjunto de ações integradas para apoiar a organização do sistema de saúde municipal – analise e avaliação das expectativas dos usuários.

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Nádia Cristina Dias Duarte Thomé, a iniciativa é uma ferramenta estratégica para a administração, cujo principal objetivo é ampliar o acesso do cidadão na busca efetiva de seus direitos, atuando enquanto ferramenta de gestão e instrumento de fortalecimento do controle social. “Com Ouvidoria do SUS, estamos cumprindo todas as normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde e pela Lei nº 13.460, garantindo à população a participação e aproximação na administração atual. A Ouvidoria do SUS é um importante canal de aperfeiçoamento quanto à qualidade do serviço prestado”, pondera.

O Disque Saúde 136 funciona 24 horas; de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 18h, o cidadão pode falar diretamente com o atendente. Fora desses horários, as informações são disponibilizadas pela Unidade de Resposta Audível (URA), com informações gravadas. Com o novo sistema de atendimento, o cidadão pode realizar o acompanhamento das manifestações, que pode ser feito pelo site www.saúde.gov.br. Basta digitar o número e a senha recebidos no momento do cadastro. Já o atendimento presencial acontece de 8h às 17h, de segunda a sexta.