Inicio » Notícias » Segundo mutirão de cirurgias de cataratas mobiliza pacientes que aguardam anos pela realização do procedimento

17 de julho de 2019

Somente nesta terça-feira (16) foram operados cerca de 100 pacientes. Novos mutirões serão realizados na cidade nos próximos meses para zerar a fila de espera

A Prefeitura de Santa Luzia, através da Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta terça-feira (16), o segundo mutirão de cirurgias de catarata na cidade. A intenção do Executivo é zerar a fila de espera, prestando atendimento para mais de 1.000 pessoas que aguardam pela realização do procedimento há mais de anos. A ação foi realizada no decorrer do dia com atendimento de cerca de 100 pessoas que aguardavam pela realização da cirurgia, todos com o mesmo sonho, ter de volta a visão e a oportunidade de poder retomar as atividades do dia a dia com independência. Além das cirurgias de cataratas, serão realizadas também cirurgias de glaucoma e demais procedimentos relacionados à visão. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o objetivo da volta do programa “Santa Luzia volta a enxergar” é transformar o município em referência para tratamentos oftalmológicos, atuando na prevenção e promoção da saúde.

A Dona de Casa Marisa Maciel Ferreira acompanhou o marido Odilon Ferreira de 65 anos, durante a realização da cirurgia de catarata. Segundo Marisa, a doença acometeu a visão de Odilon, o impossibilitando de enxergar. Ele está há quatro anos esperando pela realização do procedimento. Além de voltar a enxergar, Odilon quer resgatar sua dignidade e independência, tendo a oportunidade de voltar a fazer as atividades do cotidiano. “Graças a Deus fui operado, demorou mais saiu, eu quero voltar a ser o que eu era, voltar a enxergar e poder andar sozinho novamente. Estou esperando há 4 anos por isso, nem acredito que estou realizando esse sonho, vai dar tudo certo”, disse emocionado.

Presente no evento, o Prefeito Delegado Christiano Xavier conversou com pacientes que aguardavam pelo atendimento e fez questão de conhecer a estrutura da clínica e bloco cirúrgico. “É um momento de felicidade ter a oportunidade de presenciar a realização das cirurgias. Sabemos que a fila é grande, mas queremos até dezembro realizar todas as cirurgias e atender todos os pacientes zerando a fila de espera. Estávamos aguardando de forma muito ansiosa por esse momento. Gostaria de agradecer a todos os profissionais envolvidos nesta grande ação, pois sabemos que a visão é algo muito sério que precisa ser tratada com respeito e seriedade”, pontuou.

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Nádia Duarte Tome, serão realizadas outras ações no decorrer do ano. “A nossa proposta é promover dois mutirões por mês para realização do procedimento cirúrgico de catarata em todos os pacientes que estão esperando por isso. A novidade agora, é que iremos realizar outros serviços como o diagnóstico de glaucoma e a retinopatia diabética, que consiste na lesão à retina, uma das complicações do diabetes. São procedimentos que estávamos exclusivamente dependendo de Belo Horizonte, agora instituímos o serviço dentro de Santa Luzia, e isso vai aumentar o acesso e a agilidade, proporcionando ao paciente uma melhora na qualidade de vida, pois ele não vai precisar aguardar tanto tempo na espera para realização de procedimentos”, explicou.

Quem está aguardando pela realização das cirurgias, receberá a visita de um agente comunitário de saúde, que irá avisar sobre a marcação do procedimento. Caso o paciente não receba nenhum contato da Secretaria de Saúde, deve procurar o posto médico mais próximo de sua residência para obter mais informações e atualização de cadastro junto à pasta.