Inicio » Notícias » Seminário discute políticas sobre álcool e outras drogas

Seminário discute políticas sobre álcool e outras drogas

18 de junho de 2019

A Prefeitura de Santa Luzia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania promoveu na manhã desta terça-feira (18), o Primeiro Seminário de Políticas Públicas sobre álcool e outras drogas. Realizado no Teatro Municipal, o evento teve parceria do Conselho Municipal Antidrogas – COMADE, além de órgãos e instituições municipais e estaduais. Participaram do evento Secretários Municipais, representantes de comunidades terapêuticas da cidade, entre outras autoridades e instituições do segmento. O objetivo foi discutir políticas públicas que visem a prevenção, tratamento, combate às drogas e reinserção social.

Para Diego Aguiar, presidente do COMADE, a discussão desta temática é de grande importância para o município. “Estamos à frente desta instituição com o objetivo de desafiar a sociedade, governo e população, para juntos desenvolvermos um tratamento em rede, através de prevenção e recuperação de indivíduos que sofrem com o uso e abuso de drogas. Trabalhamos para que o usuário seja atendido em todos os aspectos, por meio de uma equipe multidisciplinar para que ele possa alcançar a recuperação. Este é o grande desafio”, disse.

O Secretário Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Wander Carvalho, explicou os principais objetivos das discussões sobre a construção de políticas públicas sobre álcool e outras drogas. “A realização deste primeiro seminário é muito importante, pois temos valorizado um trabalho em rede, promovendo a união de vários segmentos, pois sabemos que a droga é o maior problema de nossa sociedade. Através das drogas surgem o furto, o homicídio e os grandes problemas dentro das famílias. Precisamos conscientizar todos os integrantes da rede sobre a importância que eles têm em todo mecanismo. Trouxemos palestrantes de extrema relevância para nossa cidade, que estão proporcionando grande conhecimento para todos. Estamos preocupados com a criação de políticas públicas direcionadas no combate às drogas que é o maior fator da criminalidade”, pontuou.

Representante da comunidade terapêutica Sol Brasil, Michele Monteiro, disse que as casas de recuperação precisam fazer um acolhimento dos usuários e proporcionar um atendimento eficaz. “É muito válido ressaltar a importância do COMADE. A instituição está agindo na política antidrogas e a comunidade terapêutica entra como uma estrutura para pessoas que estão em situação de drogas e moradores de rua usuários. Fazemos um acolhimento para que a pessoa tenha uma nova oportunidade, com um atendimento de qualidade oferecendo orientação médica, psiquiátrica e psicológica. Um atendimento digno para que esse cidadão tenha condições de voltar à sociedade”, finalizou.