Inicio » Notícias » Seminário promovido pela Prefeitura dialoga sobre violência doméstica

Seminário promovido pela Prefeitura dialoga sobre violência doméstica

29 de novembro de 2019

Os números são alarmantes. Segundo informações da Polícia Civil, Santa Luzia é a segunda cidade mineira com maior registro de ocorrências de violência contra a mulher, a cada 100 mil habitantes. Foi com esses dados, que a Delegada Bianca Prado, titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher iniciou sua fala durante o II Seminário de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, realizado nesta sexta-feira (29) pela Prefeitura de Santa Luzia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania.

Em 2019, até o mês de outubro, foram mais de 1.690 boletins de ocorrência registrados, 650 pedidos de medida protetiva, três feminicídios e um novo caso de pedofilia a cada semana. “E esses números tendem a ser muito maiores, devido à falta de notificação”, explicou a delegada.

Esse é o segundo seminário sobre o tema realizado pela pasta. Além da palestra ministrada pela Delegada Bianca, ainda palestraram a Sargento PM Cristiane Dias, responsável pela Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica, da Polícia Militar, a psicóloga Rogéria Sampaio da cidade de Ribeirão das Neves, para tratar sobre a importância dos Conselhos Municipais dos Direitos da Mulher, a doutora Karla França, que falou sobre o perfil e formas de acesso ao acolhimento institucional para as vítimas e a psicóloga Valéria Giovaninni, que falou sobre o trabalho com grupos de mulheres vítimas de violência doméstica.

“Esse é um assunto que precisamos ter uma visão ampla e debater de forma clara. As notícias diárias nos assustam, por isso é preciso enfrentar esses números e discutir o tema com toda a sociedade para que possamos ampliar as políticas que atendam à essa população e promover uma mudança de hábitos”, disse o Vice-Prefeito Pastor Sérgio.

“Estamos discutindo o tema hoje, mas o trabalho de prevenção à violência doméstica acontece o ano inteiro”, destacou o Secretário de Desenvolvimento Social, Wander Carvalho Júnior. Ele ressaltou ainda que além da reativação do Conselho Municipal da Mulher, feita neste ano, Santa Luzia é um dos 12 municípios mineiros que fazem parte do Consórcio Mulheres das Gerais, que atende mulheres vítimas de violência e seus filhos com atendimento psicológico, jurídico e abrigamento.